Novamente em Barueri, governador autoriza início das obras de extensão das marginais da Castello Branco
Depois de justamente uma semana, o governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), repetiu sua visita à cidade de Barueri, onde já havia estado no último dia 16, quando montou sua estrutura do “Governo na Área” para atender a diversas autoridades de toda a região. Em seu retorno, o governador foi recepcionado em Barueri na terça-feira, 24/5, pelo prefeito Rubens Furlan (PSDB), em estrutura montada ao lado do Ginásio de Esportes José Corrêa, no Centro.
Desta vez, Rodrigo Garcia compareceu para autorizar as obras das novas vias marginais na rodovia Castello Branco, em anunciados investimentos de R$ 815,3 milhões.
PISTAS, PONTES, TREVOS…
As vias marginais, na verdade, já existem desde o início da rodovia, na altura do Km 13, construídas entre os anos 1980 e 1990 pela concessionária CCR ViaOeste, dentro do plano inicial de privatização das rodovias paulistas. Essas marginais acompanham as vias expressa até a entrada do bairro do Alphaville, em Barueri, nos dois sentidos (Capital-Interior e vice-e-versa).
O novo investimento, agora, também sob responsabilidade da CCR ViaOeste e coordenado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), compreenderá na ampliação dessas vias marginais, partindo do km 22+500 até o km 27 nos dois sentidos da rodovia, passando de quatro para sete faixas de rolamento em cada sentido. A CCR ViaOeste também implantará faixa adicional na pista Oeste, sentido Interior, do km 27 ao km 31+650, trecho que passa pelos municípios de Barueri, Jandira e Itapevi.
Esse conjunto de obras não estava contemplado no contrato de concessão da rodovia, mas foi adicionado através de um acordo entre a CCR e governo do Estado de São Paulo, em aditivo contratual assinado no dia 31 de março.
As obras, no entanto, não se limitam à extensão das marginais ou implantação da nova faixa. Uma importante intervenção será destinada à construção de duas novas pontes sobre o rio Tietê, paralelas à atual ponte Guilherme de Almeida. Nesse ponto também haverá adequações do sistema viário municipal, com interligações à avenida Dr. Dib Sauaia Neto, rua da Prata, avenida Guilherme Perereca Guglielmo e novo acesso para a avenida Café do Ponto.
Outro ponto de grande confluência entre o tráfego urbano e rodoviário também será remodelado. O trevo de acesso ao Alphaville, no km 23, terá adequações viárias, permitindo melhor acesso e fluidez no trânsito para a alameda Rio Negro, avenida Tamboré, estrada da Aldeinha, avenida Berna, avenida Fernando Cerqueira César Coimbra, rua Bahia, avenida Marcos Penteado de Ulhoa Rodrigues e alameda Xingu. O próprio trevo de Barueri, no km 26, será remodelado, com interferência direta nas ligações com a praça da Solidariedade, praça dos Artistas, avenida Anápolis, estrada dos Romeiros, rua Duque de Caxias, praça das Bandeiras, rua Onu, rua Independência e rua Presidente Artur Costa e Silva.
O diretor de Investimentos da concessionária, José Salim, esteve no encontro e salientou que a obra deve gerar 21,1 mil novos empregos. “O investimento da CCR ViaOeste nas obras de ampliação das vias marginais será um marco para a estrutura logística da cidade e trará melhores condições de fluidez na interligação da Capital paulista com os municípios do Oeste do Estado”, disse José Salim.
“Essas obras vão separar e organizar os diferentes tipos de tráfego na rodovia Castello Branco, especialmente em Barueri, para reduzir o tempo dos deslocamentos e garantir melhores condições de segurança na região”, avaliou o diretor-geral da Artesp, Milton Persoli.
‘OBRA PARA O FUTURO’
Em suas declarações, tanto o governador Rodrigo Garcia quanto o prefeito Rubens Furlan reiteraram afirmações sobre a obra vislumbrar o futuro em termos de desenvolvimento para a região. “O que estamos fazendo hoje em Barueri é planejar o futuro da cidade e da região. Passo pela Castello Branco todas as semanas e tenho clareza que o eixo de desenvolvimento do nosso Estado passa por aqui”, afirmou o governador, que completou: “O eixo da Castello é o principal eixo de crescimento de São Paulo e, se não fizermos intervenções agora, daqui a algum tempo não vamos mais ver investimentos acontecendo”, acrescentou Rodrigo.
Furlan, como tem feito ultimamente, lembrou da “disponibilidade” de Rodrigo Garcia e do governo do Estado na liberação de recursos a Barueri e à região. Citou, mais uma vez, a construção do Hospital Regional, na cidade, defendido por décadas pelo prefeito, e que está em fase de construção na região do Jardim Paulista.
“Todas as vezes que eu batia à porta do governo do Estado, em raras ocasiões fui atendido, mas no governo Rodrigo Garcia as portas se escancararam. Os problemas da nossa região não podem ser resolvidos sem a ajuda do governo do Estado”, afirmou Furlan que, em determinado momento, brincou: “Vou ceder o meu gabinete para o governado se instalar em Barueri; ficarei na antessala dele somente para auxiliá-lo nas obras que ele certamente trará para toda a nossa região”, disse o prefeito.
No dia 20 de abril, Rodrigo Garcia também esteve em Osasco para anunciar e autorizar as obras da nova entrada para a cidade pela rodovia Castello Branco, também previstas dentro do aditivo contratual com a CCR ViaOeste. Para aquela intervenção, estão previstos R$ 232 milhões que, somados aos R$ 815,3 milhões da ação entre Barueri e Itapevi, ultrapassam investimentos de R$ 1 bilhão.
A obra de extensão das vias marginais e todos os seus componentes acessórios tem previsão de conclusão em 35 meses (aproximadamente três anos).
BLOQUEIO DE PISTA JÁ DEFINIDO, EM ITAPEVI
Desde o domingo, dia 22/5, a CCR ViaOeste já implantou um desvio de tráfego, que consiste no deslocamento do eixo da rodovia Presidente Castello Branco (SP 280), sentido Interior, entre o km 27 e o km 32 para realização de obras. O trecho compreende os municípios de Barueri, Jandira e Itapevi.
Nesta primeira fase, a faixa da esquerda será bloqueada no km 32, em Itapevi, e será utilizado o acostamento em um trecho de 400 metros, para permitir que a rodovia permaneça com três faixas de tráfego para os veículos.
De acordo com o coordenador de engenharia da CCR ViaOeste, Rafael Rossatto, essa alteração no viário é importante para possibilitar a entrada das máquinas no local das obras e é fundamental para a segurança dos profissionais que atuarão nesses trabalhos.
A previsão é que essa interferência no tráfego seja mantida durante os próximos seis meses. Nesse período, o limite de velocidade nesse trecho da rodovia em obras foi reduzido de 100 km/h para 60 km/h.