Neste sábado, 25 de junho, o Brasil celebra oficialmente o Dia do Imigrante, dedicado àquelas pessoas que, por quaisquer motivos, deixam de viver em seus países de origem e passam a morar em outros locais. Para comemorar a data, a Prefeitura de Osasco programou uma ação intersecretarial com uma série de atividades que acontecerão no Bairro Bonfim, das 10 às 16 horas.
A ação, organizada pelo Grupo de Trabalho de Direitos Humanos e Combate ao Racismo, coordenado pela Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, reúne também as secretarias municipais de Emprego, Trabalho e Renda; Saúde; Habitação; Mulher e Diversidade; Pessoa com Deficiência; Infância e Juventude e Assistência Social, além do apoio da Etec Professor André Bogasian, ACNUR, Clínica de Direitos Humanos da Unifesp Osasco e Sabesp e do Sesc Osasco. Serviços como solicitação e renovação de documentos, busca por vagas no SINE intermediação de mão-de-obra, oficina de orientação profissional, testes de acuidade visual, cadastro em programas sociais (Cadastro Único do Governo Federal), inscrição ou atualização do Cadastro Único, acesso à educação (matrícula nas escolas municipais), vacinação contra a Covid-19, testes e exames preventivos (IST, Papanicolau, PSA – livre e total), rodas de conversa sobre direito à cidade, violência doméstica, direitos da criança e do adolescente, orientações do Conselho Tutelar, e espaços de entretenimento, com jogos e brinquedos para as crianças serão oferecidos durante a programação.
Para participar desse que é considerado o 1º Mutirão de Atendimento aos Imigrantes e Refugiados não é necessário fazer inscrição: basta comparecer ao local munido de documentos pessoais e dos documentos necessários para o atendimento em cada serviço do seu interesse (ver lista completa nas redes sociais em @seppirosasco, completa para cada serviço de interesse), uma vez que algumas ações necessitam de cadastro, como a busca por vagas de emprego ou o CadÚnico, por exemplo.
Atualmente 1,3 milhão de imigrantes e/ou refugiados residem no Brasil. Os dados foram produzidos pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), uma parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Universidade de Brasília. Amanda França, responsável pela Seppir, explica que, em dez anos, ocorreu um aumento de 24,4% no número anual de novos imigrantes registrados no país. As imigrações venezuelanas, haitianas e colombianas foram as principais responsáveis pelo aumento. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Em Osasco, a Prefeitura não divulgou os dados estatísticos dos imigrantes ou refugiados existentes na cidade ou região.
Todas as ações do evento estão programadas para acontecer na rua Manoel Rodrigues, 155, Bonfim, próximo à estação da CPTM de Osasco, na zona Norte da cidade.