Início Geral PZ Conta de luz na Região Metropolitana de SP terá valor aumentado em...

Conta de luz na Região Metropolitana de SP terá valor aumentado em 10,15% a partir deste mês

1810
0
Conta aumenta em 24 municípios atendidos pela Enel SP Foto: Arquivo PZ

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na terça-feira, 28 de junho, o reajuste da tarifa de energia elétrica programado pela Enel Distribuição São Paulo. Com isso, a partir de segunda-feira, dia 4 de julho, as contas de luz nos 24 municípios atendidos pela companhia serão reajustadas em 10,15% para os clientes consumidores de baixa tensão (residenciais) e em percentual médio de 18,03% para os clientes de média e alta tensão, em geral indústrias e o comércio. Segundo cálculos da Enel, na média geral, o reajuste ficará em torno de 12,04%.
Segundo argumentação da empresa que fornece energia elétrica em toda a Região Metropolitana de São Paulo, “os principais fatores que influenciaram o reajuste foram o aumento de encargos setoriais como a Conta de Desenvolvimento Energético – CDE (parcela correspondente ao custeio dos subsídios Baixa Renda, de irrigação e de fontes incentivadas), a alta da inflação (IGP-M) e o aumento dos custos com aquisição de energia (produzida pelos geradores, incluindo Itaipu) e com o transporte dessa energia até a distribuidora (valor pago às empresas transmissoras)”.
Também de acordo com a Enel, diversas ações promovidas pelo governo, pela empresa e distribuidora minimizaram os impactos para os consumidores, já que o reajuste inicial previsto era de 27,6%.

PARCELAMENTO DE DÍVIDAS

No mesmo instante em que anuncia o reajuste de suas tarifas, a Enel São Paulo também divulga que neste sábado, 2 de julho, es tará promovendo mais uma edição do Enel Facilita, ação especial de negociação e parcelamento de dívidas, nas lojas de atendimento da concessionária, das 9 às 16 horas.
Esta segunda edição acontece em 10 lojas: duas delas na Capital, nos bairros do Tatuapé e São Miguel Paulista; quatro na região do Grande ABC, nos postos de atendimento de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema e Ribeirão Pires; e nas lojas de Osasco, Itapevi, Santana de Parnaíba e Embu das Artes, na região Oeste da Grande São Paulo.
Os atendimentos serão realizados com horário marcado e os clientes interessados podem efetuar o agendamento por meio do site da empresa  https://atend.workfacilit.com/app/prod/agenda/?e=sp# na loja de sua preferência.  Em seguida, o cliente receberá uma mensagem via SMS com a confirmação e senha que deverá ser apresentada no local. No dia, o cliente deve apresentar documento com foto que comprove a titularidade e uma conta de energia do imóvel que possui a dívida.
As negociações também podem ser feitas pelos canais digitais de atendimento, sem a necessidade de se deslocar até uma loja. Os clientes podem acessar o Portal de Negociação (https://portalhome.eneldistribuicaosp.com.br/#/login), Call Center (0800 72 72 120) e Aplicativo Enel São Paulo (https://www.enel.com.br/pt-saopaulo/atendimento/Aplicativo_Enel.html).
Outros dois eventos, em outras lojas da rede, serão agendados para os dias 16 e 23 de julho.