Início Cidades Adequação salarial aos agentes de saúde de Pirapora do Bom Jesus atende...

Adequação salarial aos agentes de saúde de Pirapora do Bom Jesus atende preceitos de Emenda Constitucional

721
0
Agentes são responsáveis pelo trabalho de prevenção de doenças e acompanhamento de pacientes - Foto: Divulgação/PMPBJ

A fim de atender à Emenda Constitucional nº 120, de maio de 2022, a Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus encaminhou para a Câmara Municipal e apenas aguarda o retorno do autógrafo de lei daquela casa legislativa para sancionar o Projeto de Lei Complementar (PLC) que vai adequar os salários dos Agentes Comunitários de Saúde da cidade. Com a medida, os profissionais que integram o quadro de Agentes Comunitários de Saúde passarão a receber vencimento mensal no valor de R$ 2.424,00. A Emenda Constitucional, de 5 de maio de 2022, determina que o salário pago para essa categoria não deve ser inferior a dois salários mínimos, atualmente em R$ 1.212,00.
Os Agentes Comunitários de Saúde são responsáveis pelo trabalho de prevenção de doenças e acompanhamento de pacientes da rede pública de saúde como gestantes, lactantes e idosos, entre outros. Com visitas domiciliares de rotina, eles monitoram a saúde da população, encaminhando os moradores para consultas e exames sempre que preciso.
“Os Agentes Comunitários de Saúde realizam um trabalho essencial, mapeando e orientando as famílias de Pirapora sobre cuidados com a saúde. Por isso esta lei que sancionamos é tão importante. Ela veio para atender a Emenda Constitucional 120/2022, adequando o salário destes profissionais que estão nas ruas de Pirapora, passando de casa em casa, para cuidar da nossa população”, afirmou o prefeito Dany Floresti (PSD).
Segundo a Prefeitura, ao todo, 39 Agentes Comunitários de Saúde de Pirapora serão beneficiados. De acordo com o texto do Projeto de Lei Complementar, o novo salário será retroativo ao último mês de maio.