Início Cidades Reformas em moradias de baixa renda têm início por programa municipal de...

Reformas em moradias de baixa renda têm início por programa municipal de Barueri

602
0
Foto: Benjamim Sepúlvida/Secom

Programa Morar Bem prevê reformas em 200 imóveis de baixa renda por ano em Barueri

A Secretaria de Habitação (Sehab) da Prefeitura de Barueri programou já para os próximos dias o início das obras de reforma em residências de moradores de baixa renda da cidade. As ações fazem parte do programa Morar Bem, implantado na cidade.
O programa tem por finalidade garantir os padrões mínimos de habitabilidade, segurança e salubridade às famílias que nem sempre conseguem realizar as reformas necessárias para manter a casa em boas condições de moradia. “Após o acompanhamento da avaliação social, entre outros trâmites, chegamos na etapa de efetivamente iniciar as reformas. É realmente uma grande alegria dar continuidade ao programa idealizado pela primeira-dama, Sônia Furlan, por meio do Fundo Social de Solidariedade Estrela Guia”, afirma o secretário de Habitação, Gregório Rodrigues Pontes Maglio. A instituição do programa na cidade se deu pela Lei nº 2.589, de 31 de janeiro de 2018, e inicialmente suas ações eram orientadas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri.

COMO PARTICIPAR

O Morar Bem atende pessoas de todo o município, desde que se enquadrem nos requisitos legais, como possuir algum instrumento de regularização fundiária do imóvel (posse/titularidade do imóvel); ter renda familiar de até três salários-mínimos/mês; não possuir conflito de interesse ou litígio acerca de ocupação; e que o imóvel não esteja instalado em situação de risco.
Os moradores cujas residências se enquadram nos requisitos legais podem se inscrever no balcão de atendimento na Sehab, à avenida 26 de Março, 1159, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Para mais informações há o telefone (11) 4199-2808.

200 POR ANO

Atualmente, a Secretaria da Habitação tem 300 pedidos para reforma em andamento. Todos passarão por uma triagem técnica, administrativa e social para identificar se o imóvel se enquadra nos requisitos.
Na prática, o programa já começou há alguns meses, com os técnicos da Sehab realizando as vistorias e a triagem logo após o processo de inscrição feito pelos moradores.
Sem especificar qual a data exta para início das reformas, a Prefeitura informa que, num primeiro momento, 15 casas receberão o benefício de imediato. Ao todo, serão cerca de 200 imóveis reformados por ano.
O goerno do Estado tem programa similar chamado de Viver Melhor, com obras atualmente sendo executadas no vizinho município de Carapicuíba.

Os imóveis devem se enquadrar em requisitos legais para se inscreverem no programa – Foto: Benjamim Sepúlvida/Secom