Início Cidades Barueri alarga trecho de principal via de acesso à Aldeia da Serra

Barueri alarga trecho de principal via de acesso à Aldeia da Serra

759
0
Foto: Lourivaldo Fio/Secom

Trecho de 1 km da estrada Yojiro Takaoka em Aldeia da Serra recebe duplicação

O bairro da Aldeia da Serra, em sua parte barueriense (já que o bairro tem divisas também com as cidades de Santana de Parnaíba e Itapevi), é o ponto mais alto da cidade, chegando a 1.000 metros de altitude em relação ao nível do mar. Por se tratar de uma serra, com diversos condomínios residenciais e centros comerciais, o principal acesso é feito pela sinuosa estrada Dr Yojiro Takaoka que, em determinados pontos, chega a oferecer perigo aos motoristas, pelo fato de se configurar de forma estreita e apertada para os veículos.
Objetivando melhorar esse acesso e oferecer maior segurança aos motoristas, ciclistas e pedestres, a Secretaria de Obras da Prefeitura de Barueri está promovendo uma obra de alargamento de um trecho da via, nas imediações do residencial Morada das Nuvens, que compreende aproximadamente mil metros de extensão (1 km). Com a nova configuração, a via passará a ter 14 metros de largura, com quatro faixas de rolamento (duas para subir e duas para descer a serra). Cada faixa terá 3,5 metros de largura. A pista terá calçadas laterais nos dois lados da via e iluminação. Em razão da topografia do local, não haverá canteiro central.
Para o secretário de Obras, Beto Piteri, o alargamento das pistas é importante para atender os moradores e prestadores de serviços. “Essa é uma região com grandes investimentos, como obras de ampliação e remodelação de pistas de desaceleração e aceleração, e construção de alça de acesso à rodovia Castello Branco. Estamos atentos às melhorias de mobilidade urbana da nossa cidade e dessa região”, ressaltou.
O alargamento é realizado em convênio com a vizinha cidade de Itapevi, que preparou a documentação referente ao seu trecho de domínio. Já a execução da obra fica a cargo da Prefeitura de Barueri e envolve serviços como desmonte de rochas, terraplenagem, execução de guias e sarjetas e pavimentação asfáltica.
Os serviços foram iniciados em julho deste ano e, segundo a Secretaria de Obras de Barueri, a previsão de término é para maio de 2023.

Com a nova configuração, a via passará a ter 14 metros de largura, com quatro faixas de rolamento – Foto: Lourivaldo Fio/Secom