Início Cidades Osasco intensifica combate à violência contra mulher com nova sede do CRMVV...

Osasco intensifica combate à violência contra mulher com nova sede do CRMVV e ‘aplicativo do pânico’

1004
0
Foto: Marcelo Deck

Novas instalações passam a atender às mulheres vítimas de violência no bairro do Campesina

A Secretaria Executiva de Política para Mulheres e Promoção da Diversidade da Prefeitura de Osasco promoveu rápida cerimônia na manhã de quarta-feira, 10/8, para entrega das novas instalações do Centro de Referência à Mulher Vítima de Violência (CRMVV) Márcia Ribeiro. A entrega integra as ações da Semana Municipal de Conscientização e Combate à Violência contra a Mulher, instituída no calendário oficial da cidade por meio da Lei nº 4899, de 24 de julho de 2018.
Para a secretária Executiva de Política para Mulheres e Promoção da Diversidade, Cintia Correia, o CRMVV é a porta de entrada do atendimento que vai concretizar uma política pública de qualidade, por meio de um atendimento humanizado para as mulheres romperem um ciclo de violência. “Com esforço conjunto com toda sociedade, não devemos nos calar diante da violência”, frisou.
O secretário de Governo, Sérgio Di Nizo, representou o prefeito Rogério Lins (Podemos) e destacou que o novo espaço representa uma conquista, pois possibilita atender as mulheres vítimas de violência em um ambiente mais amplo e acolhedor.
A nova sede do CRMVV passa a funcionar na rua Dimitri Sensaud de Lavoud, 234, Vila Campesina.

APLICATIVO DO PÂNICO

Na abertura da Semana Municipal de Conscientização e Combate à Violência Contra a Mulher, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, lançou o aplicativo SIIM Protege, uma espécie de Botão do Pânico no celular para atender e socorrer mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas.
“Para ter acesso ao SIIM Protege, a mulher recebe um link e preenche um cadastro; na sequência o App será instalado e entrará em funcionamento. Basta ela apertar para dar início ao monitoramento. Esse dispositivo é objetivo e rápido, porque as mulheres serão localizadas em tempo real por meio do geoprocessamento”, destacou o secretário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (Setide) da Prefeitura, Luciano Camandoni.
Segundo o secretário de Segurança e Controle Urbano, coronel José Virgolino, o botão do pânico é um instrumento extremamente importante no combate à violência contra a mulher, porque por meio de sua utilização será possível saber se as medidas protetivas estão ou não sendo cumpridas. “Caso um ex-companheiro ou um o ex-marido tentar se aproximar, a vítima terá condições de acionar a Guarda Municipal e a viatura mais próxima será deslocada para o local. Há dois meses o prefeito cobrou a equipe o desenvolvimento desse tipo de tecnologia de rastreamento para atender as mulheres”.
A assessoria do prefeito não informou, no entanto, quais os caminhos digitais para se obter o “aplicativo do pânico”, para instalação nos aparelhos de smartphone.

Sérgio Di Nizo e Cintia Correia descerraram a placa inaugural da nova sede – Foto: Marcelo Deck