Início Política Regional Começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão

Começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão

809
0
O calendário do TSE prevê a propaganda gratuita até o dia 29 de setembro durante o primeiro turno da eleição - Foto: Arquivo PZ (Arte PZ)

Partidos e candidatos se apresentam em dois blocos diários durante propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV

A população brasileira já tem acompanhado desde o último dia 16 de agosto – ou recebido por diversos meios de comunicação – a abertura oficial da campanha eleitoral através de comícios, caminhadas, distribuição de panfletos e propaganda na internet. Para muitos especialistas, no entanto, a campanha mais eloquente, propriamente dita, ocorre com a liberação dos programas gratuitos no rádio e na televisão, previsto para ocorrer a partir desta sexta-feira, dia 26/8, segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O primeiro dia da propaganda gratuita, nesta sexta-feira, terá candidatos a governador, deputado estadual (ou distrital, em Brasília) e senador. Para esses cargos, a propaganda acontecerá às segundas, quartas e sextas-feiras. No sábado, 27), será a vez dos candidatos a presidente da República e a deputado federal, cuja legislação prevê aparições às terças, quintas-feiras e sábados.
Em cada um desses dias, o conteúdo dos candidatos e partidos será exibido em 50 minutos, divididos em dois blocos de 25 minutos cada. No rádio, a propaganda acontecerá às 7 e às 12 horas; enquanto na televisão ela ocorrerá às 13 e às 20h30.
Além dos blocos fixos, também serão distribuídos outros 70 minutos em pílulas comerciais durante as programações das emissoras, de segunda-feira a domingo, entre 5 horas e meia-noite. Os partidos podem optar por exibir os conteúdos com 30 ou 60 segundos.
A distribuição de tempo ao qual cada candidato e partido tem direito leva em consideração o tamanho das bancadas eleitas pelas siglas na Câmara dos Deputados em 2018. Na corrida ao Planalto, a atribuição é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nos demais cargos em disputa (governador, senador, deputados federal, estadual e distrital), a divisão é informada pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Durante o primeiro turno da eleição, os conteúdos serão veiculados no rádio e na TV até o dia 29 de setembro. Para as disputas que forem ao segundo turno, a transmissão da propaganda eleitoral gratuita ocorrerá entre os dias 7 e 28 de outubro.