Um novo prédio está sendo edificado no bairro do Jardim Maria Helena, em Barueri, para sediar a escola Francisco Zacarioto. Como forma de ampliar os espaços para professores e alunos, a opção da Secretaria de Obras da cidade foi demolir o prédio antigo e reconstrução de uma nova unidade no local.
De acordo com avaliação da Prefeitura de Barueri, o novo prédio está com obras avançadas, somando quase 52% de serviços executados. Estão sendo finalizados serviços como estrutura pré-fabricada (pilares, vigas e paredes externas de concreto), concretagem das lajes e alvenaria de vedação.
A nova unidade terá cinco pavimentos com 9.944,52 metros quadrados de área construída em terreno de 6.681,46 metros quadrados, e passará a ser uma Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental). A previsão de término dos serviços é para novembro de 2023.
Segundo o projeto, a entrada principal do novo prédio será pelo piso térreo, na rua Niterói. O acesso ao estacionamento para funcionários, com 33 vagas cobertas, acontecerá pela rua Ipanema – nível com o segundo pavimento. A escola terá também estacionamento externo com oito vagas para visitantes.
A nova unidade de ensino terá escadas, elevadores, miniquadra, playground, solário, vivência coberta e descoberta, 28 salas de aula, sala multiuso, sala de professores, secretaria, apoio e administração, sanitários, vestiários e rampas acessíveis, cantina, cozinha e refeitório; quadra poliesportiva, grêmio, material de educação física, solário, leitura, sala de recursos, auditório para 80 pessoas, laboratórios de química/biologia, física/matemática e informática.
O secretário de Obras, Beto Piteri, explicou que a opção pela reconstrução da nova escola se deu pela decisão de trocar um projeto antigo por outro mais moderno e melhor para a comunidade daquela região. “A construção desta nova unidade de ensino possibilita a ampliação dos espaços necessários para atender à demanda do Jardim Maria Helena e do novo bairro Vila do Conde. É mais uma obra bonita que fazemos para os nossos alunos, professores e funcionários, de forma a contemplar um número maior de salas de aula, abrindo também espaço para a educação infantil no local”, destacou.