Início Cultura ‘A Viagem de Pedro’, com Cauã Reymond, tem exibição em Barueri pela...

‘A Viagem de Pedro’, com Cauã Reymond, tem exibição em Barueri pela programação dos Pontos MIS

665
0
O novo filme retrata a viagem de Dom Pedro I de retorno à Europa - Foto: Divulgação/MIS

Há dois anos, a Secretaria de Cultura e Turismo se tornou parceira do Museu da Imagem e do Som (MIS) e, desde então, vem exibindo diversos longas e curtas metragens dentro da programação dos Pontos MIS, que mantém parceria com outras cidades do Estado. Através da plataforma do Youtube do Museu da Imagem e do Som, a atividade ainda oferece gratuitamente oficinas e workshops para o público.
Para este sábado, 24, a programação do Ponto Mis prevê a realização de um Bate-Papo de Cinema especial, já que promoverá o lançamento do longa-metragem “A Viagem de Pedro”, novo filme com o ator global Cauã Reymond. O encontro está previsto para começar às 19 horas a partir do Centro de Eventos localizado na avenida Sebastião Davino dos Reis, 672, Jardim Tupanci.
O filme “A viagem de Pedro” é a nova produção dirigida pela cineasta Laís Bodanzky, que apresenta um retrato diferente de uma das figuras históricas mais importantes do Brasil, Dom Pedro I. O filme será disponibilizado on-line e, segundo programação do MIS, será seguido de um bate-papo mediado pelo cineasta Bruno Cucio com as presenças da própria diretora e dos atores Marcial Macome e Dirce Thomas. Ao fechamento desta edição, no entanto, a Prefeitura de Barueri informava que havia dúvidas sobre a realização do bate-papo, mas que a exibição do filme na íntegra está garantida, com ingresso livre e gratuito no Centro de Eventos.
A bordo da nau inglesa Warspite, em 1831, Dom Pedro I, o primeiro imperador do Brasil, está em viagem de retorno à Europa. Durante a travessia ele reflete sobre sua vida no Brasil desde a infância até sua saída na calada na noite. O filme se passa no Oceano Atlântico em um navio onde se misturam membros da corte, oficiais, serviçais e escravizados. Pedro se vê doente e inseguro; em busca de um lugar e uma pátria e em busca de si mesmo.
Essa edição especial compõe a programação 16ª Primavera de Museus, ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que, em 2022, traz o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, tendo em vista o bicentenário da independência.