Início Política Regional A pouco mais de uma semana do 2º turno, calendário estipula últimas...

A pouco mais de uma semana do 2º turno, calendário estipula últimas ações a candidatos, partidos e eleitores

721
0
Eleitor em todo o país volta às urnas para eleger o presidente, mas o 2º turno para governador acontece somente em 12 estados - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Fotos Públicas

Faltando nove dias para a realização do 2º turno das eleições gerais no Brasil, candidatos, partidos e a Justiça Eleitoral vão dando contornos finais aos processos que definirão o próximo presidente do país e também os próximos governadores, como no caso do Estado de São Paulo, em que a contenda não foi resolvida no 1º turno, dia 2/10.
O 2º turno está marcado para o domingo da próxima semana, dia 30 de outubro, e até lá, todos os envolvidos no processo devem seguir as determinações do calendário estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Uma das datas de importância do calendário envolve os eleitores, já que, a partir da terça-feira, dia 25, nenhuma eleitora ou eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. Essa determinação também cabe aos candidatos que terão participação no 2º turno, mas, para eles, a norma já está valendo desde o sábado, dia 15.
Outra data sentida pelo eleitorado, mas que mexe diretamente com as campanhas dos candidatos, está reservada para a quinta-feira, dia 27 de outubro: esse será o último dia para a propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa. A utilização de aparelhagem de som volante ainda poderá ser feita até o sábado, véspera da eleição, dia 29; e a propaganda no rádio e televisão ainda segue até a sexta-feira, dia 28/10.
Para a Presidência da República, os dois candidatos que chegam à disputa final do 2º turno são o atual presidente Jair Bolsonaro (PL-22) e Lula (PT-13). Para o governo de São Paulo, um dos 12 estados brasileiros onde haverá o 2º turno, a decisão ficará entre os candidatos Fernando Haddad (PT-13) e Tarcísio (Republicanos-10). Os outros 11 estados onde haverá 2º turno são: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.