Início Cidades Artistas e autoridades protagonizam ‘espetáculo inaugural’ da Praça das Artes em Barueri

Artistas e autoridades protagonizam ‘espetáculo inaugural’ da Praça das Artes em Barueri

631
0
O prefeito Furlan (à esq.) e o secretário de Obras Beto Piteri, no momento do descerramento da placa inaugural - Foto: Benjamin Sepulvida

Uma mistura de cerimônia oficial e diversas apresentações artísticas marcou a inauguração da Praça das Artes, complexo artístico-cultural instalado pela Prefeitura de Barueri no Parque dos Camargos, às margens da rodovia Castello Branco. A inauguração, com a presença do prefeito Rubens Furlan (PSDB), centenas de autoridades e convidados aconteceu na tarde e noite do último sábado, dia 22 de outubro.
Tratado pela Prefeitura de Barueri como “um dos complexos culturais mais importantes do Estado de São Paulo”, a nova Praça das Artes está implantada em espaço com 22 mil metros quadrados de área construída, composta por teatro com 952 lugares, palco aberto, auditório para 130 pessoa, espaços multiculturais, salas de aulas para música, oficinas de artes, dança, teatro e outras dependências, além de estacionamento com 283 vagas; em projeto arquitetônico de Ruy Ohtake.

ATRAÇÕES

A abertura do evento contou com um flash mob – performance de dança – e, na sequência, os olhares apontaram para o topo da obra, com o público acompanhando a apresentação do balé aéreo da Cia Base e suas “bailarinas alpinistas”, suspensas em cabos de aço no alto da fachada do prédio.
Os convidados conheceram os espaços do complexo, dentre eles o palco aberto que recebeu apresentações dos alunos da Oficina de Circo, do balé do Núcleo de Dança e dos alunos do Núcleo de Artes Visuais com suas criações.
O ator global Marcelo Airoldi, ao lado do músico Ítalo Queiroz, entrou em cena com um monólogo reunindo textos de Antônio Cândido, Karl Valentin, Federico Garcia Lorca, dentre outros, para enaltecer a relevância social e política do teatro.
O espetáculo “Cinema in Concert”, da orquestra do maestro João Carlos Martins, foi o ponto alto da noite.  “Hoje é uma prova de que a ciência cura o corpo e arte cura a alma. Acabei a minha turnê internacional e fui parar no hospital, mas hoje eu saí de lá pra fazer esse concerto, saindo daqui volto para o hospital. Jamais poderia me ausentar nesse momento tão especial. Esse espaço não é um exemplo só para São Paulo, é um exemplo para o Brasil”, disse o maestro.
AUTORIDADES

“A Praça das Artes se eternizará na cidade, vai mudar a vida de muitas pessoas. Afinal, a arte e a cultura são humanas, fazem parte da nossa vida. Onde tem arte, tem gente, tem vida!”, declarou o secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar.
“Quando passávamos por esse local sempre dizíamos que aqui um dia iríamos fazer uma grandiosa Praça das Artes para a nossa população. Vendo a maravilha dessa obra que é hoje realidade em nossa cidade, é um sonho concretizado e um marco em nossa história”, disse o secretário de Obras, Beto Piteri.
“Esse investimento não é apenas para construção de um teatro, mas é para formação de cultura. Por aqui passarão 10 mil jovens por ano e onde poderão seguir uma jornada cultural, e isso contribuirá pra que o futuro seja pelo bem-estar social de todos”, afirmou o prefeito Rubens Furlan.
Rodrigo Ohtake, filho do arquiteto Ruy Ohtake – falecido em 2021 – representou o pai durante a cerimônia.

Alunos da rede conhecem a nova Praça das Artes

Os estudantes assistiram ao espetáculo “Barnum – O Rei do Show” – Foto: Divulgação

Os estudantes da rede de ensino de Barueri também estão tendo a oportunidade de conhecer e assistir aos espetáculos realizados na nova Praça das Artes, inaugurada no sábado, 22/10.
Na segunda-feira, 24, cerca de 900 estudantes da Emef Raposo Tavares e da Emef Estevan Placêncio lotaram o teatro para assistir gratuitamente o espetáculo “Barnum – O Rei do Show”.
Antes do espetáculo, eles visitaram as principais áreas do novo equipamento, como as salas de aula de música, dança e exposições de artes.
De acordo com o secretário de Educação, Celso Furlan, “a nova Praça das Artes, além de trazer uma extensa programação para a população de Barueri e região, contará ainda com uma parceria entre as secretarias de Cultura e Turismo e a de Educação, permitindo que os alunos da rede tenham acesso às mais diversas habilidades, como artes plásticas, dança e música”, disse.
“Barnum – O Rei do Show” é um dos mais cultuados musicais da história. É baseado na vida do showman e empresário dos EUA, Phineas Taylor Barnum, que fez sucesso no final do século XIX e cujo mais famoso feito foi um museu itinerante que era uma mistura de circo, zoológico e personagens estranhos.

O maestro João Carlos Martins e sua orquestra foram o ponto alto da festa- Foto: Benjamin Sepulvida
As “bailarinas alpinistas” da Cia Base ficaram suspensas no alto da fachada do prédio – Foto: Benjamin Sepulvida