Início Cidades Osasco se une a duas outras cidades brasileiras na assinatura do Pacto...

Osasco se une a duas outras cidades brasileiras na assinatura do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana

421
0
O prefeito Rogério Lins (à dir.) assinou o documento, incluindo a cidade no acordo internacional - Foto: Marcelo Deck

Durante a realização do seminário “A Inovação e o Futuro na Luta contra a Fome”, que integrou as ações da VI Semana Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Osasco, realizada no Teatro Municipal Glória Giglio no último dia 19 de outubro, o prefeito Rogério Lins (Podemos) assinou a adesão do município ao Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana. Participam do movimento contra a fome 46 cidades de várias partes do mundo e, além de Osasco, outras duas brasileiras também completam o Pacto: Maricá, no Rio de Janeiro; e Salvador, a Capital da Bahia.
O Seminário foi realizado pela Prefeitura de Osasco, por meio do Banco de Alimentos, vinculado ao Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da cidade. Para o diretor de segurança alimentar e nutricional de Osasco, João Perez, este é considerado um dos maiores eventos de segurança alimentar do Estado de São Paulo. Entre os temas debatidos estão os objetivos de desenvolvimento sustentável e a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
O evento reuniu representantes da sociedade civil, empresas, estudantes, profissionais de nutrição, do serviço social e do meio ambiente, professores, acadêmicos, representantes do terceiro setor de Osasco, demais profissionais e munícipes interessados no tema.
O prefeito Rogério Lins falou sobre a alegria em receber, no Teatro Municipal, esse evento internacional que deve permitir ainda mais visibilidade para o município. “Acabei de visitar uma obra muito importante para o nosso município de combate às enchentes, de saneamento básico, de melhoria de qualidade de vida, que é o projeto de urbanização integrada do Rochdale, e que está com 97% das obras de canalização concluídas. E isso me deixa contente, porque com a adesão ao Pacto, estamos cumprindo nosso propósito de avançarmos economicamente como cidade, mas também de avançarmos em sustentabilidade e em ações sociais que possam impactar na melhoria de vida das pessoas”, destacou.
Lins também destacou o orgulho que tem pelo Banco de Alimentos: “Uma política pública extremamente assertiva que, através da parceria com a sociedade civil organizada, tem alcançado muita gente, temos uma meta de combater a fome que foi evidenciada pela pandemia, agora a pandemia já perdeu força, mas a fome ainda não. Ela ainda está batendo na casa de muita gente. Criamos o Cartão Merenda que atendeu mais de 70 mil famílias com um valor mensal para aquelas crianças que deixaram de receber a merenda na escola durante o isolamento. Com o retorno dos alunos, o Cartão Merenda deixou de existir por forca da legislação, mas criamos o maior programa de segurança alimentar do Brasil, o Nosso Futuro”, finalizou.