O Título de Eleitor é o documento oficial de cada eleitor brasileiro que, além de o identificar como tal, também fornece informações sobre o local onde deve comparecer para votar.
Apesar de sua posse facilitar e agilizar a movimentação do eleitor, sua posse não é obrigatória: no dia da eleição, basta levar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.
As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.
Aliás, o próprio Título de Eleitor em papel – apesar de oficial – sozinho, não vale, já que ele não possui foto. Portanto, se o eleitor pretender se identificar com o Título em papel, deve também levar um documento com foto.
E-TÍTULO
O aplicativo e-Título, uma versão digital do título de eleitor, também informa o local de votação e, por meio de ferramentas de geolocalização, guia o usuário até sua seção eleitoral. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
O e-Título também serve como documento de identificação do eleitor caso ele já tenha feito o recadastramento biométrico. Isso porque a versão digital será baixada com foto, o que dispensa a apresentação de outro documento de identificação no momento do voto.
O eleitor que ainda não tenha feito o recadastramento biométrico também pode baixar o e-Título para saber onde votar, mas deverá apresentar um documento oficial com foto no momento da votação.