Jovens atendidos pela Associação Santa Terezinha, em Carapicuíba, acompanharam, no dia 29 de novembro, as atividades do Dia do Grafite; em parceria com os participantes do projeto Comunidades Criativas. Todos eles contaram com a monitoria de Daniel Damata, grafiteiro profissional da cidade, e, juntos, produziram arte única no muro da instituição.
Por meio da arte do grafite, os participantes puderam expressar seus entendimentos sobre Diversidade e Inclusão, tema central do projeto Comunidades Criativas que percorre 22 instituições sociais em 21 cidades brasileiras e tem como objetivo promover o cunho educacional com utilização da técnica de grafite.
O desenho vencedor, de autoria da jovem Joana Oliveira Lux, foi a inspiração para o grafite coletivo. “A ilustração vencedora e o grafite finalizado retratam o desejo por empatia. Reúne cores e uma ligação forte com a natureza que pode ser interpretada como nossas raízes e nossa identidade”, comenta Allan de Amorim, responsável pela produção do Comunidades Criativas. “Ficamos muito felizes com o resultado final, pois tanto o desenho de inspiração quanto a ação do Dia do Grafite demonstram que os jovens envolvidos se engajaram na proposta educativa do projeto que é promover uma reflexão cidadã sobre diversidade e inclusão, utilizando o grafite como forma de expressão e identidade cultural”, complementa Allan.
O Comunidades Criativas é uma realização da Flamingo Comunicação, produção da Horizonte Educação e Comunicação e apoio do Instituto CCR e suas concessionárias locais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em Carapicuíba, o apoio local é da CCR ViaOeste e CCR Rodoanel.