Início Geral PZ Com feriado prolongado pelo ponto facultativo, expediente nas repartições públicas volta ao...

Com feriado prolongado pelo ponto facultativo, expediente nas repartições públicas volta ao normal só na segunda-feira

169
0
Em Barueri os parques municipais funcionarão naturalmente no feriado - Foto: Benajamin Sepulvida/Secom/PMB

Já em sua primeira semana que deveria ser completa, o mês de abril de 2023 oferece à população brasileira o seu primeiro feriado nacional deste mês, celebrado nesta Sexta-Feira Santa, dia 7. Para os servidores públicos, de forma geral, a semana é ainda um pouco mais “santa” que o normal, já que grande parte deles também não cumprirá expediente nesta quinta-feira, dia 6 de abril.
A Páscoa, como a maioria sabe, é dedicada à celebração da ressurreição de Jesus Cristo, crucificado justamente na sexta-feira, razão pela qual os cristãos no mundo todo celebram as duas datas como as mais importantes de seu calendário. O Brasil, por ser um país predominantemente cristão e católico, decreta feriado nacional na sexta-feira e não o faz na Páscoa justamente por ser um domingo.
A comunidade católica, em geral, trata toda a semana anterior, desde o domingo que a antecede, chamado de Domingo de Ramos, como pertinente às celebrações, mas reserva as principais cerimônias às suas respectivas comunidades, sem que haja a decretação de feriado nos outros dias.
Para o funcionalismo público em geral, a chamada quinta-feira de Endoenças é passível de mais um feriado ou, ao menos, que se decrete ponto facultativo para que o expediente não ocorra e o feriado possa ser ainda mais prolongado.
Na região Oeste da Grande São Paulo é o que ocorrerá nas cidades de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, seis das sete cidades onde não haverá expediente oficial. A rigor, somente em Itapevi o ponto facultativo não foi decretado e haverá expediente normal nas repartições públicas nesta quinta-feira, 6.
Depois disso, em todas elas o expediente voltará ao normal na segunda-feira, dia 10; com a maioria já contando os dias para o próximo feriado, dia 21 de abril, dedicado a Tiradentes. Pelo menos por decreto, não se vislumbra que alguma das cidades da região vá também aproveitar essa data para novo prolongamento de feriado.

O QUE FUNCIONA?

Considerando-se o feriado desta semana mais prolongado, pelo menos as prefeituras de Osasco e Barueri divulgaram notas sobre o que funcionará em caráter excepcional para que a população não fique totalmente desguarnecida em relação aos serviços públicos.
Em Osasco, os serviços considerados “indispensáveis” pela administração pública e que funcionarão normalmente são a Guarda Municipal, Demutran. Samu, Defesa Civil, Hospital Municipal Antônio Giglio, Maternidade Amador Aguiar, Prontos-Socorros, UPAs, PPAs e Serviços de Acolhimentos Institucional.
Em Barueri, o feriado do dia 7 e o ponto facultativo do dia 6 atingem, inclusive, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Ganha Tempo. Entretanto, no município, funcionarão normalmente os prontos-socorros municipais, a Farmácia Municipal, a Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social, responsável pela Guarda Municipal e Defesa Civil; o Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad) e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb). O Centro de Diagnósticos, no Jardim Tupanci, atenderá nesta quinta-feira, 6; mas fechará na sexta-feira, 7.
Ainda em Barueri, os parques Dom José, na Vila Porto; Ecológico do Tietê, em Alphaville; e Recreativo Taddeo Almeida Cananéia da Silva, no Parque Imperial, funcionam todos os dias, inclusive no feriado.