Início Geral PZ Unidades de saúde da região vacinam contra a Influenza em campanha nacional...

Unidades de saúde da região vacinam contra a Influenza em campanha nacional que segue até o final de maio

151
0
Diferentemente dos anos anteriores, a campanha não será escalonada entre o público a ser vacinado - Foto: Divulgação/PMI

Começou na segunda-feira, dia 10 de abril, o esforço nacional deste ano do Ministério da Saúde para vacinar a população brasileira contra a gripe Influenza. Com duração de aproximadamente 50 dias, o encerramento da Campanha Nacional será encerrada no dia 31 de maio de 2023.
O diferencial nessa campanha, em relação aos anos anteriores, é que todas as pessoas dos grupos prioritários serão contempladas numa única etapa. Estão nesse público crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é imunizar 90% de cada um dos grupos elegíveis e reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo, visto que a influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A transmissão ocorre, principalmente, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível, sendo que os principais sintomas da doença são: fadiga, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e aparecimento súbito de febre, sendo a febre o sintoma mais importante com duração em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse, por exemplo, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença, e dura entre três e cinco dias após o desaparecimento da febre. Nos casos mais graves, há dificuldade respiratória e necessidade de hospitalização.

NA REGIÃO

Como de praxe, através das secretarias municipais, as cidades da região ingressaram na campanha nacional.
Em OSASCO, por exemplo, a vacinação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos seus respectivos horários de atendimento. É necessário ser morador ou trabalhar em Osasco e apresentar um documento com foto. Menores devem estar acompanhados pelos pais e apresentar carteirinha de vacinação.
Em CARAPICUÍBA, a imunização também acontece em todas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h30. Os munícipes devem comparecer à unidade de saúde mais próxima da residência e levar RG, cartão do SUS e carteira de vacinação. No caso dos profissionais das forças armadas, segurança, salvamento, transporte coletivo, saúde e caminhoneiros será necessário a apresentação da carteira de trabalho. Já gestantes devem levar o cartão de gestante e as pessoas com deficiência e comorbidades precisam apresentar receita ou laudo médico.
Em BARUERI a vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e a Prefeitura disponibiliza o site https://portal.barueri.sp.gov.br/secretarias/secretaria-de-saude/rede-municipal-saude para que o morador identifique a unidade mais próxima de sua residência.
Também em JANDIRA a imunização ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. É necessário apresentar a carteira de vacinação.
Em ITAPEVI, a vacinação acontece em todos os 15 postos de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Saúde da Família (USF)s, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. A Prefeitura solicita que as pessoas levem as carteirinhas de vacinação e CPF para facilitar o processo de imunização.

DIA D

Como complemento a todo o processo vacinal, a Secretaria da Saúde de Santana de Parnaíba programou para este sábado, dia 15/4, o “Dia D da Saúde” em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde Avançadas (USAs) do município, no período das 8 às 117 horas.
Os munícipes poderão fazer a atualização vacinal (todas as faixas etárias), incluindo eventuais doses contra a Covid-19 em atraso, controle de dextro, realizar testes contra HIV e Sífilis, aferir pressão arterial, entre outros. Além disso, ainda acontecerá a busca ativa da tuberculose e hanseníase, e rastreamento do câncer bucal (em pessoas acima dos 40 anos).
De forma geral, a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe podem ser recebidas simultaneamente, independente da idade, inclusive as crianças a partir de 6 meses.
A vacina contra o vírus Influenza protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam nos últimos anos no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS): A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina, no entanto, é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Nesse caso, é importante procurar o médico para mais orientações.