A Prefeitura de Itapevi formalizou na terça-feira, 18/4, a celebração de dois convênios com o governo do Estado de São Paulo, voltados à questão da segurança pública na cidade. Um encontro para tal formalização ocorreu na 3ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar e contou com a presença do prefeito Igor Soares (Podemos) e do coronel da Polícia Militar, Victor Alessandro Ferreira Fedrizzi.
Um dos convênios autoriza a Polícia Militar do Estado de São Paulo a realizar autuações e fiscalizações de trânsito. O outro dá permissão para o Centro de Operações Integradas (COI) utilizar o software Detecta, sistema apoiado em plataforma do governo de São Paulo que permite a troca de informações na área de segurança, o compartilhamento de imagens e a cooperação dos órgãos públicos. É um programa integrador de informações que realiza, com maior rapidez, o encaminhamento de dados para as polícias Civil e Militar e que, a partir de agora, será compartilhado com a GCM de Itapevi, Demutran e Defesa Civil.
Para o prefeito Igor Soares, “a união entre as forças de segurança estaduais e municipais é o que a sociedade precisa para enfrentar os graves problemas de segurança que a sociedade vive hoje”, explicou.
Além da formalização dos convênios, a Polícia Civil concretizou também a doação de 100 armas calibre .40 para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapevi.