Referência no tratamento de casos de alta complexidade de câncer infantojuvenil, o Hospital do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer) vem alertando, nos últimos dias, para a queda dos índices de doação de sangue. Segundo a organização, o cenário tem se tornando ainda mais alarmante durante os períodos de feriados prolongados, como os que ocorreram no último mês de abril.
Os pacientes em tratamento no Graacc apresentam grande demanda transfusional e, segundo números próprios, todos os meses são realizadas mais de 500 transfusões de sangue, o que corresponde a um consumo superior a 1.000 unidades de hemocomponentes (produtos derivados do fracionamento do sangue total), principalmente concentrados de hemácia e plaquetas. Cerca de 70% dessas transfusões ocorrem em pacientes internados e os outros 30% em regime ambulatorial.
“Esse suporte hematológico é de fundamental importância para pacientes com câncer. A medula óssea, que é onde são produzidas as células sanguíneas, é extremamente comprometida pelo tratamento ao qual são submetidos, o que leva à anemia, risco de sangramento e risco infeccioso aumentado durante este período”, explica Dra. Paula G. Guedes Granja, médica responsável pelo Serviço de Hemoterapia do Graacc.
Para doar sangue ao Hospital do Graacc é só procurar a unidade de coleta da Colsan (Sociedade Beneficente de Coleta de Sangue) mais próxima da casa do doador.
A doação é um procedimento rápido e seguro, podendo ser efetivada pela pessoas saudáveis que atendam aos seguintes requisitos: ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos; pesar acima de 50 quilos; estar em boas condições de saúde; estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação.
Pazra maiores informações, o Graac também disponibiliza o endereço eletrônico https://graacc.org.br/.