Início Geral PZ Mais duas cidades da região disponibilizam vacina bivalente para maiores de 18...

Mais duas cidades da região disponibilizam vacina bivalente para maiores de 18 anos

181
0
A vacina bivalente atua também contra as variantes Ômicron e Arcturus - Foto: Lourivaldo Fio/Secom

Barueri e Itapevi também ampliam vacinação bivalente contra Covid-19 para pessoas com mais de 18 anos

Em sua edição da semana passada (ed. nº 1593, de 28/4/23), o jornal Página Zero divulgou que apenas duas cidades da região – Osasco e Carapicuíba – haviam seguido orientação do Ministério da Saúde e determinado a ampliação do público-alvo para recebimento da vacina bivalente contra a Covid-19, liberando-a também para as pessoas acima dos 18 anos de idade, com ou sem comorbidades. Apesar da orientação do Ministério nesse sentido, diversos municípios no Estado de São Paulo manifestaram não terem quantidades suficientes de vacinas em seus estoques, o que os impedia – pelo menos até aquele momento – da ampliação sugerida. A própria Capital paulista determinara que, inicialmente, vacinaria pessoas acima dos 50 anos de idade e, nesta semana, anunciou a redução dessa faixa etária para maiores de 40 anos.

MAIS DUAS

Durante esta semana, mais duas cidades da região divulgaram que já conseguem seguir a orientação do Ministério, ampliando o público-alvo para recebimento da imunização.
É o caso, por exemplo, de Barueri, cuja Secretaria Municipal de Saúde iniciou tais procedimentos na quinta-feira, dia 4, utilizando a estrutura de todas as Unidades Básicas (UBSs) do município. “Essa grande campanha de vacinação visa dar cobertura à nossa população. Vacine-se, a vacina é vida e é importante que todos se protejam, especialmente neste momento que vemos surgir uma nova e perigosa variante da Covid-19 chamada Arcturus”, explica o secretário de Saúde de Barueri, Milton Monti.
Os endereços, horários e telefones das UBS de Barueri podem ser conferidos através do site https://portal.barueri.sp.gov.br/secretarias/secretaria-de-saude/rede-municipal-saude.
Já em Itapevi, a ampliação para o público acima dos 18 anos de idade começou na terça-feira, 2 de maio. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do Parque Suburbano e Vitápolis a aplicação das doses acontece até as 18 horas.

BIVALENTE E NOVA CEPA

Para tomar a bivalente, a pessoa precisa ter sido imunizada com duas doses de vacinas monovalentes (Astrazeneca, Coronavac, Janssen ou Pfizer) no esquema primário ou reforço, além de manter o intervalo de pelo menos quatro meses em relação à última dose tomada. Quem estiver com alguma dose em atraso, basta procurar uma das unidades de saúde e atualizar a carteira vacinal.
Com o intuito de reforçar a proteção contra a doença, a vacina bivalente é uma atualização que protege contra a cepa original do coronavírus (SARS-Cov-2) e as subvariantes da Ômicron (BA.1 e BA.2).
A Arcturus, também conhecida como XBB.1.16, citada pelo secretário de Saúde de Barueri, Milton Monti, é a nova variante da Covid-19 que já circula em quase 40 países, inclusive no Brasil. Identificada pela primeira vez na Índia, em janeiro deste ano, a Arcturus, provoca sintomas como irritação nos olhos, febre alta e tosse. As atuais vacinas disponíveis também atuam para combater essa cepa dominante.