Início Cidades No Maio Amarelo, Setran de Osasco aponta motocicletas com maior ocorrência de...

No Maio Amarelo, Setran de Osasco aponta motocicletas com maior ocorrência de mortes no trânsito de Osasco

473
0
Dentre as atividades, Setran promoveu minicircuito para orientação aos estudantes - Foto: Arquivo Setran/PMO

Em alusão ao Maio Amarelo, mês dedicado a ações educativas de trânsito, a Secretaria de Transportes e da Mobilidade Urbana (Setran) da Prefeitura de Osasco, a exemplo de outras cidades brasileiras, também está realizando a campanha “No trânsito, escolha a vida”, seguindo a Resolução 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
No último dia 5 de maio foi celebrado o Dia Mundial do Trânsito e, como acontece todos os anos, as atividades educativas nas escolas da rede municipal de ensino, do programa “Educação para o Trânsito”, promovidas pela Setran em parceria com a Secretaria de Educação, tiveram início orientando alunos do 1º ao 5° anos do Ensino Fundamental. A ação incluiu um minicircuito de trânsito com bicicletas, com faixa de pedestres e farol para orientar sobre as sinalizações e o respeito à legislação de trânsito.
“A prevenção é a melhor alternativa. Realizamos um trabalho de conscientização, alertando sobre um trânsito mais humanizado e seguro para todos. Os trabalhos são intensificados em maio, mas durante todo o ano estamos atuando para aumentar a segurança viária tanto para motoristas quanto para pedestres”, salientou o secretário de Transportes e da Mobilidade Urbana de Osasco, Lau Alencar.
Além das atividades nas escolas, a Setran Osasco realiza palestras para jovens e adultos em empresas e instituições parceiras, blitz orientativas, distribuição de materiais educativos, entre outras ações.

NÚMEROS EM ALTA

Este ano faz uma década que o movimento internacional Maio Amarelo foi instituído no mundo visando a conscientização cidadã para redução de sinistros de trânsito. Mesmo com os avanços e conquistas para um trânsito mais seguro, as mortes e acidentes continuam a preocupar autoridades em todo o mundo. Segundo a Prefeitura de Osasco, “É preciso uma colaboração coletiva, envolvendo motociclistas, motoristas, pedestres, ciclistas, motoristas de ônibus e veículos pesados, poder público e privado, entre outros, para evitar o aumento de consequências que, muitas vezes, são irreversíveis”.
De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito da Prefeitura de Osasco, com base no levantamento do InfoSiga/SP, somente em vias municipais de Osasco foram registrados os seguintes óbitos nos últimos dois anos: motociclistas (15 mortes em 2021 e 15 mortes em 2022); pedestres (6 em 2021 e 13 em 2022); automóveis (7 em 2021 e 8 em 2022); e ciclistas (2 mortes em 2021 e 2 mortes em 2022). Houve maior crescimento de óbitos envolvendo pedestres em 2022, porém as motocicletas ainda lideram o ranking de sinistros fatais na cidade.
Segundo a Setran, dentre as principais causas de sinistro de trânsito estão a falta de atenção (devido ao uso de telefone celular), desobediência à sinalização, velocidade incompatível com o permitido (excesso de velocidade) e dirigir sob efeito de álcool e/ou outras drogas. Além desses indicadores, o Centro de Operações Integradas (COI), vinculado à Secretaria de Segurança e Controle Urbano, registrou entre janeiro e abril de 2023, 2 colisões com vítimas fatais, 73 colisões com vítimas feridas, 100 colisões sem vítimas, 13 atropelamentos, 11 acidentes, 3 colisões e 5 capotamentos.
“No trânsito, precisamos ficar atentos tanto pela própria vida quanto pela vida do próximo. O Maio Amarelo tem essa denominação justamente por remeter à cor amarela da sinalização semafórica e visa chamar a atenção da população para os cuidados que devemos ter para se evitar acidentes, mortes e feridos no trânsito. É preciso conscientização e atenção contínuas para termos um trânsito mais seguro. Unidos poderemos melhorar esses índices”, comentou o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos).