Início Cidades Biblioteca vira Estação Cultural no Jardim Paulista com vagas gratuitas

Biblioteca vira Estação Cultural no Jardim Paulista com vagas gratuitas

704
0
Foto: Beatriz Lucato/Secom

Mais de mil vagas para diversos cursos são disponibilizados pela Prefeitura de Barueri na nova Estação Cultural do Jardim Paulista

A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) da Prefeitura de Barueri vem intensificando ações para transformar as bibliotecas do município em ambientes mais amplos, do ponto de vista do atendimento à população, voltados às artes e à cultura. Dentro desse novo conceito, no sábado, dia 19 de agosto, foi reinaugurada a Estação Cultural do Jardim Paulista “Benedito Franco”, na avenida Itu, 300, ao lado do Hospital de Retaguarda, após reforma completa empreendida pela Secretaria de Obras.
O evento teve atrações como o DJ Brazza, diversão para as crianças em pula-pula, distribuição de algodão doce e fala de autoridades. O descerramento de placa foi feito pelo prefeito Rubens Furlan (PSDB); o secretário de Obras, Beto Piteri; e o secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar, acompanhados por vereadores, outras autoridades e público em geral.
Segundo a Prefeitura, a Estação Cultural do Jardim Paulista conta com ambientes como recepção, salas de dança, cantinho da leitura, espaço de informática, salas de teatro e artes visuais. Em funcionamento desde o dia 24 de julho deste ano, o equipamento já atende quase 800 alunos e está criando mais 300 vagas. Na reforma, o prédio recebeu obras de pintura, troca de piso, revisão de elétrica, cobertura e hidráulica. Tem dois pavimentos em terreno de 1.157 m² com 720 m² de área construída, sendo um piso com nível para a avenida Marginal Esquerda e o outro – onde fica a entrada da Estação Cultural – pela avenida Itu.
Ao lado do prédio, Eric Reis, Tiago Souza, Jamildo dos Santos e Daniel da Matta (artistas credenciados à Secult), criaram um mural colorido em grafite com desenhos instagramáveis nas paredes da rampa de acesso de uma via para a outra retratando a música, dança e teatro.
Para o prefeito Rubens Furlan, o equipamento foi feito para dar oportunidades às crianças. “A Estação Cultural é para que elas possam ocupar o seu tempo de forma correta, para que, através da cultura, a população consiga crescer, se desenvolver legal em nossa cidade”, disse.
O secretário de Obras, Beto Piteri, também reforçou que as bibliotecas foram transformadas em espaços culturais no sentido de atender melhor as pessoas. “Nossa função pública é servir. Ficamos felizes em poder proporcionar atividades para crianças, jovens e adultos. A Estação Cultural é um programa que estamos fazendo nos bairros, porque a cultura da cidade está em pleno desenvolvimento, avançando muito”, salientou.
Jean Gaspar, secretário de Cultura e Turismo, enfatizou que os espaços são locais onde os filhos, as famílias podem fazer aulas de arte e cultura. “Esse é um trabalho relevante que a cultura vem fazendo na cidade para as futuras gerações. Estamos só no início, os frutos veremos lá no futuro”, finalizou.

VAGAS ABERTAS

A Estação Cultural do Jardim Paulista oferece aos participantes oportunidades como aulas gratuitas de teatro, cavaquinho, violão popular, teclado, viola caipira, dança de salão, balé infantil, baby balé, jazz kids, jazz infantil, jazz básico, jazz adulto, zumba, street dance, break, tricô e crochê, macramê, bordado artístico e pintura ateliê.
Para saber a disponibilidade de vagas e como participar das atividades, os interessados poderão se dirigir à Estação Cultural ou ligar no telefone (11) 4194-6015. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas; e aos sábados, das 9 às 13 horas.

Observados pelas alunas dos cursos, o prefeito Furlan e o secretário Beto Piteri (à esq.) descerraram a placa de reinauguração do local – Foto: Lourivaldo Fio/Secom