Início Cidades Depois do Pix e código de barras, tributos em Barueri já podem...

Depois do Pix e código de barras, tributos em Barueri já podem ser recolhidos com leitura do QR-Code

120
0
Administração municipal avalia trazer maior “agilidade e comodidade” aos contribuintes - Foto: Arleno Marques/Secom

Está funcionando em Barueri, desde o início deste mês de setembro, dia 3/9, o sistema de QR-Code nas guias de recolhimento de tributos municipais. A implantação do sistema pela Prefeitura local se deu por orientação da Secretaria de Finanças e do Centro de Inovação e Tecnologia da administração municipal.
Desde abril deste ano, com a promulgação da Lei nº 2.995/2023, o contribuinte da cidade já pode se utilizar da ferramenta Pix para o pagamento de débitos originários de IPTU, ITBI, ISSQN, taxas e valores da Dívida Ativa. Agora, o sistema de leitura de QR-Code se junta ao tradicional formato do código de barras, tornando-se nova alternativa para pagamentos em geral no aplicativo de qualquer banco ou método digital credenciado pelo Banco Central.
A Prefeitura garante o reconhecimento da liquidação do valor, baixando-o do sistema no primeiro dia útil seguinte à data do pagamento, afirmando que esse formato “traz agilidade, comodidade, praticidade e sobretudo a liberdade de escolha aos contribuintes”
Ao mesmo tempo, a Prefeitura de Barueri também informa e alerta que não aceita pagamentos de tributos por meio de transferências bancárias via Pix. Somente através do escaneamento/leitura do QR-Code ou do código de barras implantado nas guias de recolhimento.