Início Cidades Verificação periódica anual de táxis de Barueri começa em novembro e agendamento deve...

Verificação periódica anual de táxis de Barueri começa em novembro e agendamento deve ser feito pela internet

406
0
A verificação é anual e prevê também a mudança de tarifa dos taxímetros - Foto: Emanuel Assis/Secom

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) da Prefeitura de Barueri divulgou nesta semana um alerta aos proprietários e motoristas de táxi da cidade para a realização da verificação periódica anual e mudança de tarifa dos respectivos taxímetros. Segundo a Semurb, a orientação segue determinações da Portaria nº 185/2022 do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), publicada no Diário Oficial do governo do Estado.
De acordo com a determinação, a verificação dos taxímetros “nos automóveis de aluguel para o transporte de passageiros do município de Barueri” será feita entre os dias 6 e 10 de novembro deste ano, mediante agendamento on-line.  A verificação metrológica acontece na avenida Praia Grande, na altura do número 232, City Bussocaba, em Osasco, próximo ao Parque Chico Mendes. O agendamento on-line terá de ser realizado por meio do site do Ipem-SP (https://www.ipem.sp.gov.br/). O interessado deverá pagar a Taxa Metrológica Antecipada, através de Guia de Recolhimento da União (GRU), preferencialmente no Banco do Brasil.
“As ações feitas no nosso Departamento, que são voltadas à regularização e fiscalização dos transportadores de escolares e de taxistas, têm por objetivo gerar mais segurança para os usuários desses serviços”, afirma Roberto Clineu Soares, diretor do Departamento de Transportes Diferenciados da Semurb.
Para a realização da verificação, os proprietários de táxis deverão ter os seguintes documentos: a) Alvará de estacionamento fornecido pela Prefeitura dentro do prazo de validade; b) Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (categoria aluguel); c) Certificado de Verificação do Taxímetro Ipem-SP referente à última verificação metrológica do instrumento; d) Guia de Recolhimento da União (GRU) quitada; e) Ordem de Serviço fornecida por oficina permissionária credenciada e devidamente autorizada pelo Ipem-SP para a execução dos serviços de instalação, manutenção e reparo em taxímetros.
Informações adicionais podem ser obtidas pessoalmente na Delegacia de Ação Regional Oeste do Ipem-SP, na avenida Afrânio Peixoto, 188, Butantã, São Paulo, ou pelos telefones (11) 5062-7761 e 5062-8510.