O Fundo Social do Estado de São Paulo (Fussp) divulgou na terça-feira da semana passada, 14/11, os municípios selecionados para implantar os cursos de capacitação do órgão a partir de 2024. São 77 cidades paulistas que comprovaram disponibilidade de espaço físico e de equipamentos necessários para a realização das aulas, entre outros critérios. Ao todo, 166 municípios manifestaram interesse em receber a Escola de Qualificação Profissional do Fussp.
O período para manifestação de interesse foi finalizado em 21 de setembro e os municípios puderam escolher os cursos entre as 17 modalidades disponíveis nas áreas de Beleza e Bem-Estar, Moda, Gastronomia, Administração e Informática e Construção Civil.
Os procedimentos para a celebração dos novos convênios se iniciam a partir desta sexta-feira, 24/11, quando se encerra o prazo para eventuais pedidos de reconsideração relacionados à seleção das cidades. Os recursos podem ser enviados pelo e-mail [email protected].
DUAS DA REGIÃO
Dentre as cidades da região Oeste da Grande São Paulo, por onde circula este jornal Página Zero, duas cidades foram selecionadas: Carapicuíba e Jandira. Os demais municípios da região (Osasco, Barueri, Itapevi, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba) não manifestaram interesse na chegada de tais cursos promovidos pelo Fundo Social do Estado.
O convênio a ser celebrado nos próximos dias com Carapicuíba, Jandira e os outros 75 municípios selecionados tem como objetivo proporcionar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para pessoas em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para inclusão no mercado de trabalho e ações de empreendedorismo. O Fundo Social transferirá recursos para auxílio no custeio dos professores e para aquisição dos insumos utilizados pelos alunos nas aulas, garantindo as condições adequadas para aprendizado.
A lista com 77 os municípios a aptos a implantar os cursos de qualificação profissional, assim como aqueles que tiveram seus pedidos impugnados, foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em sua edição de 14/11/23 (Caderno Executivo – Seção I, página 5).