Início Esportes 54ª Copa São Paulo: perder agora é sinônimo de adeus

54ª Copa São Paulo: perder agora é sinônimo de adeus

418
0
O Palmeiras (uniforme alviverde) segue em busca do tri após derrotar o Oeste, por 4x1. - Foto: Fábio Menotti/Palmeiras/Divulgação

Por Marcelino Lima

A primeira fase da 54ª Copa São Paulo de Futebol Juniores, competição que abre a temporada nacional da modalidade, foi encerrada na quinta-feira, 11 de janeiro, com oito partidas para as definições dos grupos 19, 20, 29 e 31. Em uma delas, o Osasco Audax enfrentaria o Flamengo (RJ), pelo grupo 19, em duelo no estádio do Rochdale que oporia o líder rubro-negro (6 pontos ganhos), contra o 3º colocado (3), empatado com o São José (RS), mas em desvantagem nos critérios de desempate. Esses números impunham aos mandantes derrotar os cariocas ou empatar e ainda torcer por combinação de resultado favorável que incluia um vacilo dos gaúchos contra o “lanterna”, São Bento (SP). Outro clube da região, o Ska, com apenas uma vitória, terminou esta etapa em 3º, com 3 pontos, no grupo 18, e ficou pelo caminho. Deste bloco disputado em Santana do Parnaíba passaram o Atlético Mineiro, com 9, e o Floresta (CE), com 4.
Desta forma, a segun da fase, quando ocorrerão os mata-matas que se repetirão até a formação das semifinais, poderá ter apenas o Oeste de Barueri “vivo” na Copinha, como o torneio é conhecido. O Rubrão terminou em 2º no grupo 24, com 6 pontos, atrás do Palmeiras, com 9. O Verdão é o atual bicampeão e na quarta-feira, 10, deu as cartas no confronto direto disputado entre ambos na Arena Barueri, onde goleou por 4×1. Agora, conforme a tabela divulgada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), promotora da competição, o alviverde tentará eliminar o Sport (PE) e o Oeste irá a Itaquaquecetuba neste sábado, 13, para encarar o Aster, em horário a ser definido para ambas as partidas. O adversário do representante de Barueri abiscoitou o grupo 23, no qual somou 7 pontos.
Entre as 64 equipes que comporão a segunda fase contavam-se 29 paulistas quando esta edição foi fechada na quinta-feira, 11. A lista inclui o Corinthians, recordista com 10 taças; o alvinegro vançou como o mais eficiente do grupo 10, com 7 pontos, e deverá encarar o campineiro Guarani, em Marília. O Santos passou sem problemas pelo grupo 26: somou 9 pontos e com moral duelará ante o São Bernardo. O São Paulo ficou em 2º, no grupo 7, com 6, e agora terá o Ceará (CE) pelo caminho, em Araraquara. No bloco em que o tricolor esteve, a Ferroviária computou 9 pontos ganhos e se credenciou para também na Arena Fonte Luminosa receber o Gama (DF).

Paulistas nos mata-matas

Até o fechamento desta edição, na quinta-feira, 11/1, já tinham vaga na segunda fase da Copinha os paulistas Água Santa, Aster, Atlético Guaratinguetá, Botafogo, Bragantino, Capivariano, Catanduva, Corinthians, Desportivo Brasil, EC São Bernardo, Ferroviária, Guarani, Ibrachina, Ituano, Juventus, Marília, Mirassol, Novorizontino, Oeste, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa de Desportos, Santos, São Paulo, São Carlense, Tanabi, Taubaté, XV de Jaú e XV de Piracicaba.