A temporada estadual de futebol profissional coordenada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) terá início em 2024 no meio da próxima semana, quando começarão as disputas da Série A2 do Campeonato Paulista, com 16 equipes em busca das duas vagas oferecidas para o torneio da elite, mas igualmente sujeitas a formarem a dupla a ser rebaixada para a A3 em 2025. A final deste ano deverá ocorrer em 14 de abril.
O Oeste, representante de Barueri, estará nesta corrida e tem estreia marcada para as 15 horas da quarta-feira, 17/1, contra o Rio Claro, no estádio Estádio Municipal Doutor Augusto Schimidt Filho, a casa do Galo Azulão.
Em 2023, o Rubrão, como o Oeste é popularmente conhecido, terminou a fase de classificação em 7º, com 21 pontos ganhos em 15 jogos. Depois, enfrentou e perdeu duas vezes por 1×0 para o Novorizontino já pelas quartas de final. O Novorizontino ficou com o vice e ascendeu à Série A1 ao lado da vencedora Ponte Preta.
A lista dos 16 clubes da Segunda Divisão bandeirante inclui, além de Oeste e Rio Claro os seguintes clubes: Capivariano (Capivari), Comercial (Ribeirão Preto), Ferroviária (Araraquara), Juventus (Capital), Linense (Lins), Monte Azul (Monte Azul Paulista), Noroeste (Bauru), Portuguesa Santista, Primavera (Indaiatuba), São Bento (Sorocaba), São José (São José dos Campos), Taubaté, Velo Clube (Rio Claro) e XV Piracicaba.
A elite do campeonato paulista, com os 16 clubes que disputam a Série A1, tem a primeira rodada programada para 20 de janeiro. Sem nenhuma representação da região, a largada da A3 será em 24 de janeiro. Três dias depois, em 27 de janeiro, a FPF passará a promover pela primeira vez o certame da A4, com as presenças do Grêmio Osasco Audax e do Ska, de Santana de Parnaíba.