Início Cidades Cachorro-quente de 62 metros bate recorde e é distribuído à população pelo...

Cachorro-quente de 62 metros bate recorde e é distribuído à população pelo aniversário de Osasco

364
0
O prefeito Rogério Lins (à esq.) participou efetivamente da distribuição dos lanches aos que compareceram ao evento - Foto: Fernanda Cazarini

Uma multidão de pessoas se reuniu no sábado da semana passada, dia 24/2, no Calçadão da rua Antônio Agu, em Osasco, para acompanhar a distribuição de 62 metros de cachorro-quente em celebração aos 62 anos de emancipação político-administrativa da cidade, comemorados oficialmente em 19 de fevereiro. De acordo com a Prefeitura de Osasco, organizadora do evento, mais de 7,4 mil “dogões” foram distribuídos a partir do meio-dia.
O prefeito Rogério Lins (Podemos) acompanhou o ato juntamente com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins, secretários municipais e vereadores. Pelo segundo ano seguido, a cidade recebeu da RankBrasil (que fez a medição do “dogão”), o título de maior cachorro-quente do Brasil, consolidando Osasco como a “Capital Nacional do Cachorro-Quente”.  Em 2023, o prefeito sancionou a Lei nº 5.279 que declara o cachorro-quente como patrimônio cultural e imaterial osasquense e a cidade conta, atualmente, com 490 dogueiros licenciados  (140 apenas na região central do Calçadão).

11 MIL SALSICHAS

Para composição do “dogão” de 62 metros e mais os 6 mil lanches individuais elaborados no dia do evento, foram utilizadas 8,5 mil salsichas, 500 kg de purê, 45 kg de batata palha, 32 litros de ketchup, 32 litros de mostarda e 150 kg de queijo ralado. Apenas para o cachorro-quente gigante foram 62 metros de pão, sendo 4 unidades de 10 metros cada e outros dois de 11 metros, 2,5 mil salsichas, 200 kg de purê de batatas, 15 kg de batata palha, 12 litros de ketchup, 12 litros de mostarda e 50 kg de queijo ralado.
Todo o processo de produção e distribuição contou com controle de higiene e teve acompanhamento das equipes de vigilância sanitária, entrega de kits de EPI, como toucas, luvas, máscaras para todos os voluntários (400) e embalagens plásticas na distribuição.
Em breve saudação aos presentes, o prefeito Rogério Lins agradeceu aos voluntários que trabalharam na preparação dos alimentos, aos organizadores e empresas que apoiaram a ação. “É um dia de muita alegria para todos nós. Somos muito gratos a todos os que fizeram essa festa acontecer”, disse, após participar pessoalmente da elaboração do lanche gigante e também da distribuição aos presentes.
O evento foi organizado pela Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico com apoio das demais e também do Fundo Social de Solidariedade.