Início Geral PZ Desassoreamento iniciado no rio Cotia pretende eliminar enchentes entre Carapicuíba e Barueri

Desassoreamento iniciado no rio Cotia pretende eliminar enchentes entre Carapicuíba e Barueri

750
0
Ação pretende limpar o fundo do rio para lhe devolver a fluidez do curso das águas - Foto: Divulgação/PMC

Unilateralmente, a Prefeitura de Carapicuíba divulgou que, em parceria com a Prefeitura da vizinha Barueri, iniciou na terça-feira, 12 de março, as obras de desassoreamento do rio Cotia, que atravessa as duas cidades. Segundo material distribuído à imprensa, as ações acontecem também em parceria com o governo do Estado de São Paulo, através do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee).
A intervenção objetiva limpar o fundo do rio, a fim de lhe devolver a fluidez do curso das águas, prevenindo enchentes e pontos de alagamentos. Recentemente, no início deste ano, as duas cidades foram seriamente atingidas pelas chuvas e alagamentos provocados ao longo do curso do rio Cotia.
A contaminação e o assoreamento são ocasionados devido ao acúmulo de sedimentos (areia, terra, rochas), lixo e outros materiais levados até o leito dos cursos d’água pela ação da chuva e do vento. É um processo natural, mas que invariavelmente acaba sendo intensificado pela ação humana.
A Prefeitura de Carapicuíba não informou mais detalhes sobre a obra, como a extensão do trecho a ser desassoreado, por exemplo; tampouco até quando pretende manter as ações no local.