Já tradicional em diversas cidades da região, a apresentação da encenação do Drama da Paixão de Cristo se aproxima com a chegada da Páscoa, celebrada no Brasil no último domingo deste mês de março, dia 31/3.
Duas dessas cidades – Santana de Parnaíba e Barueri – já adiantam seus expedientes em relação à encenação, divulgando detalhes da encenação que narra os últimos dias de vida de Jesus Cristo, até a crucificação e a ressurreição.
Em Santana de Parnaíba, a 27ª edição da apresentação se repete na estrutura montada em área de 15 mil metros quadrados na Barragem Edgard de Souza. As apresentações acontecem entre os dias 28 e 30 de março e neste ano terá o tema “A promessa de Josué”, designado por Deus para distribuir as terras de Canaã entre as tribos de Israel. Esse capítulo bíblico é marcado, principalmente, por atributos como fidelidade, amor, perseverança e confiança em Deus, considerados atributos de vida fundamentais, ainda mais nos tempos atuais.
O local, preparado pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Santana de Parnaíba, receberá 14 réplicas alusivas aos locais sagrados de Jerusalém, tais como o palácio de Pilatos, templo, casa de Maria, mesa para a Santa Ceia, aquedutos romanos, cruz, cenáculo e arquibancada. Segundo a administração municipal, entre equipe técnica, atores, figurantes, bailarinos, cavaleiros, expositores e colaboradores, toda a ação envolve mais de mil pessoas.
Como vem ocorrendo nos últimos anos, a direção geral do espetáculo ficará a cargo de Edmilson Andrade, sendo que o personagem de Jesus Cristo será protagonizado por Sinnayder Barcelos, pela 15ª vez.
Nos dias 28, 29 e 30 as apresentações ocorrerão às 20h30. Segundo a Prefeitura, apesar de a entrada ser gratuita, haverá um ponto de arrecadação para quem quiser contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível. A Barragem Edgard de Souza fica localizada na estrada dos Romeiros, km 40 (às margens do rio Tietê), com entrada pelo portão 2.
NA PRAÇA DAS ARTES
Em Barueri, a encenação do Drama da Paixão acontece após cinco anos de ausência, em razão da pandemia de Covid-19. Neste ano, o espetáculo tem o tema “Paixão de Cristo 2024 – O Amor de Cristo nos Uniu”, em projeto teatral que está na vigésima edição e é encenado por jovens artistas do município.
Depois de apresentações feitas dentro do Teatro Municipal e também em parques municipais, a novidade deste ano é que a peça será apresentada pela primeira vez no Teatro da Praça das Artes. O diretor-geral do espetáculo, Dimas Campos, avalia que o espaço fechado do teatro deva oferecer conforto, estrutura e tecnologia para o público e também para a qualidade da encenação.
As apresentações ocorrerão nos dias 29 de março (Sexta-feira Santa) às 20 horas; 30 de março (Sábado de Aleluia) às 16 horas; e 31 de março (domingo de Páscoa) às 16 e às 20 horas. A entrada é franca e os ingressos já podem ser retirados na bilheteria da Praça das Artes, das 10 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Serão disponibilizados até cinco ingressos por CPF.
A iniciativa da produção é da Paróquia Santa Cruz, localizada no Jardim São Silvestre (Cruz Preta), cujo titular é o padre Márcio José Pereira.
A Praça das Artes de Barueri fica na rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, Jardim dos Camargos.