Início Cidades Prefeitura de Itapevi promove o plantio de mais de mil mudas de...

Prefeitura de Itapevi promove o plantio de mais de mil mudas de árvores na Cohab e revitaliza nascente d´água no Parque Wey

762
0
Parcela da comunidade participou do plantio de mudas na Cohab - Foto: Guilherme Garotti/PMI

Com o propósito de despertar a consciência ambiental na população, a Prefeitura de Itapevi realizou no último domingo, dia 17/3, uma ação que marcou o plantio de mais mil mudas ao longo da avenida Yasmim Aparecida Pacheco Godoy, na Cohab, com a participação da comunidade. Esse trecho da via tem recebido um total de dez espécies nativas do bioma Mata Atlântica.
A iniciativa aconteceu na via que está situada em área de proteção. Além da conscientização, o objetivo desse trabalho foi também fazer uma recomposição da região no aspecto ambiental e, dessa forma, proporcionar mais verde no trecho.
Para a participação da sociedade, a Prefeitura convidou escolas, entidades e a população em geral. O plantio prossegue até o fim de março.
De acordo com a administração municipal, o trabalho na avenida já começou no início de março e, entre as espécies do bioma utilizadas nessa recuperação, estão quaresmeira, urucum, canelinha, guanandi, ipês branco, amarelo e roxo, capixingui, ora pro nobis e pau viola. As mil unidades irão se somar às outras 1.356 já colocadas na via.
Também segundo a Prefeitura, as mudas utilizadas são obtidas por meio de compensações ambientais feitas por pessoas físicas e jurídicas que solicitam cortes de árvores nos seus alvarás de reforma ou construção de imóveis. Para liberação dos documentos, o morador ou empresa precisa doar mudas ao município, usadas pela Prefeitura nas recuperações de áreas de proteção.

REVITALIZAÇÃO DE ÁREA DE NASCENTE

Também em nome da preservação ambiental, a Prefeitura de Itapevi iniciou na segunda-feira, 18/3, a recuperação da nascente d’água existente em uma área pública de 5 mil metros quadrados, localizada no Parque Wey, entre as ruas Rodolfo Voight e Paloma.
Para essa revitalização, o espaço se transformará em um Parque Ecológico com a limpeza do terreno, instalação de gradil em seu entorno, plantio de 828 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e a construção de uma trilha de 300 metros com travessia de madeira sobre o curso natural da nascente.
Para a recuperação da área que está degradada, a Prefeitura divulga que o local passará por um processo de reflorestamento, com a inserção das espécies que obedecerá critérios conforme a legislação vigente.
Como forma de garantir a preservação das árvores colocadas no terreno, o gradeamento será o equivalente a 280 metros lineares. O passeio interno (trilha) deve interligar os portões 1 de acesso, a ser implantado na rua Rodolfo Voight até o de número 2, na rua Paloma. A área onde está a nascente contará ainda com uma calçada ecológica.
A Prefeitura também pretende organizar uma oficina de sensibilização junto aos habitantes próximos ao local sobre a importância da revitalização da nascente. Isso ocorrerá por meio da disseminação de informações para reduzir as ações que provocam a degradação do local.
A administração municipal, no entanto, não divulgou qual o prazo para concluir tal processo, tampouco quanto recursos investirá no local.