Início Política Regional Vereadores sugerem abertura de farmácias públicas aos finais de semana e à...

Vereadores sugerem abertura de farmácias públicas aos finais de semana e à noite

786
0
O vereador Batista Comunidade apresentou Indicação encaminhada ao prefeito - Foto: Batista Comunidade/Instagram

Em sessão da Câmara Municipal de Osasco realizada na quinta-feira da semana passada, dia 14/3, os vereadores locais sugeriram que algumas farmácias da rede pública de saúde funcionem aos finais de semana e também durante a noite.
Batista Comunidade (Avante) ressaltou que os usuários que passam nos Prontos-Socorros ou nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) aos finais de semana ou no período noturno recebem a prescrição médica, mas têm dificuldade em iniciar o tratamento imediato porque não há farmácia aberta para atendê-los. Ele ressaltou, ainda, que muitas vezes o paciente não tem condições de comprar o medicamento ou até mesmo tempo para retirá-lo durante a semana. “Por isso nós indicamos ao Executivo, e a Secretaria de Saúde está ciente da nossa solicitação, de que as farmácias funcionem aos finais de semana, principalmente as farmácias das duas policlínicas, da zona Sul e da zona Norte”, declarou Batista Comunidade.
Josias da Juco (PSD) reforçou que abrir algumas farmácias aos finais de semana beneficiaria os munícipes que não têm condições de adquirir o medicamento nas unidades particulares, mas que também têm dificuldades de deslocamento. “Algumas unidades de saúde fecham às 16 horas outras às 20 horas; sabemos que a Secretaria de Saúde tem trabalhado bastante, mas seria importante ter unidades de farmácia abertas durante a noite”, afirmou o parlamentar. Josias também sugeriu que as farmácias estejam conectadas para que, na falta do medicamento em uma unidade, o usuário possa retirá-lo em uma farmácia que o tenha.
A solicitação do vereador Batista Comunidade foi formalizada através da Indicação nº 0419/2024, enviada para análise do prefeito Rogério Lins (Podemos).