Início Esportes Quase todos os brasileiros estão garantidos na próxima fase da Libertadores e...

Quase todos os brasileiros estão garantidos na próxima fase da Libertadores e da Sul-Americana

902
0
Yuri Alberto comemorou um dos gols marcados na vitória do Timão diante do Racing/URU nesta semana - Foto: Conmebol/Divulgação

A Copa Libertadores da América de futebol cumpriu nesta semana sua rodada decisiva da fase de grupos, definindo os classificados que passam à fase dos mata-matas.
Dos sete times brasileiros na competição, seis deles estão garantidos na próxima etapa e são eles: Fluminense (Grupo A), São Paulo (B), Botafogo (D), Flamengo (E), Palmeiras (F) e Atlético/MG (G).
Até o fechamento desta edição, na quarta-feira, dia 29/5, todos eles já haviam resolvido suas questões dentro dos respectivos grupos: o Botafogo/RJ, por exemplo, empatou em 0x0 com o Junior de Barranquilla/COL e terminou empatado com 10 pontos no Grupo D com o mesmo adversário, ficando em 2º na classificação final. Pelo Grupo E, o Flamengo/RJ bateu o Millonarios/COL por 3×0 e garantiu a 2ª posição com 10 pontos, classificado ao lado do campeão do grupo, o Bolívar/BOL, com 13. Pelo Grupo G, o Atlético/MG goleou o Caracas/VEN por 4×0 e garantiu a liderança com 15 pontos, ficando em 2º o Peñarol/URU, com 12.

Na noite de quarta-feira, 29, o São Paulo entrou em campo no Morumbi e garantiu a liderança do Grupo B após vencer o Tallejeres/ARG por 2×0. Nesse grupo, ambos ficaram com 13 pontos, mas o Tricolor levou vantagem nos critérios de desempate. Pelo Grupo A, o Fluminense bateu de virada o Alianza Lima/PER por 3×2 e também garantiu a liderança com 14 pontos. Na 2ª colocação ficou o Colo-Colo/CHI, com 6 pontos. Por fim, o Palmeiras, já garantido na liderança do Grupo F, com 13 pontos, entraria em campo na noite de quinta-feira, 30/5, não apenas para cumprir tabela diante do San Lorenzo/ARG, mas também para tentar conseguir cumprir a melhor campanha da fase de grupos, o que lhe permitiria vantagem nos jogos de mata-matas, disputando sempre a segunda partida em casa.

A rigor, a única situação ainda indefinida era a do Grêmio/RS, que teve seus jogos adiados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. De qualquer forma, o time já voltou a campo pelo Grupo C na quarta-feira, dia 29/5, em casa, e goleou o The Strongest/BOL por 4×0. Com isso, assume a 3ª colocação do grupo com 6 pontos e ainda terá dois jogos por fazer, em 4/6 (contra o Huachipato/CHI) e no dia 8/6 (diante do Estudiantes/ARG). No grupo, o líder é o The Strongest (que já terminou seus jogos), com 10 pontos, seguido do Huachipato, com 8.

CORINTHIANS SE GARANTE NA LIDERANÇA

Situação similar vivem os clubes brasileiros na Copa Sul-Americana, que também nesta semana encerrava suas disputas na fase de grupos. Dos sete brasileiros presentes na competição, seis deles já estavam garantidos na fase seguinte, ou disputando diretamente as oitavas de final ou disputando uma eliminatória contra os terceiros colocados dos grupos das Libertadores.
Nesta competição, o primeiro colocado de cada grupo vai às oitavas de final e o segundo disputa uma partida eliminatória contra os terceiros colocados oriundos dos grupos da Libertadores e que, naquela competição, estariam eliminados.
Aqui, o destaque desta semana ficou para o Corinthians, que saiu da desvantagem de ocupar a 2ª colocação do Grupo F e bateu o então líder Racing/URU por 3×0 em jogo realizado na terça-feira, 28/5, na Arena Itaquera, com gols de Garro, Yuri Alberto e Coronado. Com isso, o Timão garantiu a liderança da etapa, com 13 pontos, deixando o próprio Racing na 2ª posição, com 11.
Outros grupos encerrados com participação brasileira foram: o H, onde o Bragantino empatou em 1×1 contra o Coquimbo/CHI e terminou na 2ª colocação, com 13 pontos, atrás do líder Racing/ARG, com 15; o D, onde o Fortaleza bateu o Sportivo Trinidense/PAR por 2×1 e garantiu a liderança, com 13 pontos; e o G, onde o Cuiabá/MS bateu o Lanús/ARG por 1×0 e ficou com a 2ª colocação, com 12 pontos, atrás do próprio Lanús, com 13.
Outros brasileiros já garantidos com ao menos um jogo, pois garantirão ainda nesta semana o 1º ou 2º lugares de seus respectivos grupos, são: Curzeiro/MG, que enfrentaria o Universidad Catolica/EQU pelo Grupo B; e o Athletico/PR que jogava diante do Sportivo Ameliano/PAR pelo Grupo E.

Assim como o Grêmio na Libertadores, o Internacional/RS também cumprirá maratona para recuperar jogos atrasados no Grupo C. O time gaúcho já entrou em campo na terça-feira, 28, e perdeu em casa 2×1 para o Belgrano/ARG. Em 3º lugar no grupo, com 5 pontos, o Inter precisará de bons resultados nos jogos faltantes contra o Real Tomayapo/BOL (4/6) e Delfin/EQU (8/6). Nesse grupo, o líder é o Belgrano, com 12 pontos.