Início Cidades Depois de reformado, Centro de Equoterapia de Osasco amplia atendimento a alunos...

Depois de reformado, Centro de Equoterapia de Osasco amplia atendimento a alunos com deficiência

277
0
Todo o processo contribui com o equilíbrio, postura e coordenação motora - Foto: Fernanda Cazarini

Depois de passar por uma reforma finalizada no mês de fevereiro deste ano, o Centro de Equoterapia de Osasco, localizado no Parque Chico Mendes, na City Bussocaba, teve sua estrutura ampliada para atendimento de alunos que necessitam de intervenção terapêutica. Dos 70 alunos atendidos até então, o Centro passou a atender a 250; e dos três cavalos anteriormente à disposição esse número também foi aumentado para oito animais. São eles: Docs Royalty Jeb, Moleque Bee Dee, Billy Loirão, Blue Jeans Schady, Le Grandele SJS, Pegasus, Voltaire do Castanheiro e Virtuoso Itapua.
Os 250 alunos atendidos estão regularmente matriculados na rede municipal de ensino e que fazem a intervenção terapêutica conforme indicação da equipe interdisciplinar da Assessoria Inclusiva da Secretaria de Educação. O tratamento é gratuito, individual e realizado no contraturno das aulas regulares, durante todo o ano letivo, com sessões de trinta minutos de duração, uma vez por semana, sempre na presença de um responsável.
As sessões são feitas exclusivamente com cavalo e a equipe multidisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação.
Para os quadros motores, o movimento tridimensional do cavalo, que se assemelha à marcha humana, contribui com o equilíbrio, postura e coordenação motora, adequação do tônus muscular e pode trazer inúmeros benefícios. O cavalo também é utilizado para auxiliar na estimulação e desenvolvimento dos aspectos cognitivos e na regulação dos quadros comportamentais, fomentando que a equoterapia auxilia no processo de inclusão escolar do município.
O serviço atende alunos com deficiência física, intelectual, auditiva, visual, múltipla, TEA – Transtorno do Espectro Autista, além de, também, possibilitar o atendimento aos estudantes que apresentam Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH); Transtorno Opositor Desafiador (TOD); entre outras síndromes e associações.