Início Política Regional Vai e volta de Ribamar permite retorno de Dinei Simão à cadeira...

Vai e volta de Ribamar permite retorno de Dinei Simão à cadeira na Câmara

731
0
Dinei Simão reassume cadeira, onde já esteve quando vereador entre 2013 e 2016 - Foto: Ricardo Migliorini/CMO

Durou apenas uma semana a permanência do vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Osasco, Ribamar Silva (PSD), em sua nova passagem pelo Legislativo. No final de abril, depois de ocupar por onze meses o posto de secretário da Casa Civil da Prefeitura, Ribamar voltou ao seu posto de vereador (para o qual fora eleito em 2020).
A Portaria nº 1226/24 manifestando seu pedido de exoneração do cargo foi publicada na Imprensa Oficial do Município de Osasco (Iomo) em sua edição de 22 de abril (pág. 76) e já no dia seguinte, dia 23/4, ele participava da sessão da Câmara, repetindo a dose na quinta-feira, dia 25.
O mesmo Iomo, em sua edição de sexta-feira, dia 26 de abril (pág. 16), já publicava uma nova Portaria, de nº 1271/24, reconduzindo-o para o mesmo cargo de secretário da Casa Civil. Como o documento ainda apresentava texto sobre retroatividade de seus efeitos, ele ainda foi republicada na edição de 2 de maio do Iomo, em sua página 4, agora excluindo o período de retroatividade.

MOTIVAÇÃO

A movimentação do vereador não foi explicada oficialmente por sua assessoria, mas dá a aparência de ter sido causada por uma inquietação do suplente que ocupava o cargo. Quando Ribamar deixou a Câmara, há quase um ano, seu suplente natural no PSD, Laércio Mendonça, assumiu e permaneceu ocupando a cadeira no plenário, mas, durante a janela que permitia a mudança de partidos dos eventuais candidatos em outubro, Mendonça deixou o PSD e se filiou ao PDT. Com a legislação impõe que o mandato pertence ao partido, o PSD ameaçava pedir na Justiça sua saída. O segundo suplente, nessa lista, seria o ex-vereador Ricardo Silva, que também deixou o PSD e foi para o Podemos.
Assim, sem que houvesse necessidade de recursos à Justiça ou ânimos mais exaltados, a solução mais simples foi o retorno de Ribamar – titular do posto – mesmo que por apenas uma semana.

DINEI DE VOLTA

Agora, com a nova saída de Ribamar, quem assume é o terceiro suplente Claudinei Simão, o Dinei Simão, que desde a quinta-feira, dia 2 de maio, já participa efetivamente das sessões.
Dinei Simão, no entanto, não é novato no Legislativo, já que ocupou a cadeira de titular quando foi eleito em 2012, ocupando o posto de 2013 a 2016.
Em seu discurso de posse, Dinei agradeceu a todos pelo apoio e pela receptividade, elogiou o prefeito Rogério Lins (Podemos) e afirmou que, em algum momento, pode desapontar alguns porque não pretende mudar seu estilo. “Quero agradecer a todos. Agradeço a Deus, porque sem Ele nós não estaríamos aqui. Voltei a ser vereador e tenho certeza de que Deus tem um propósito”, salientou.
Na eleição de 15 de novembro de 2020, esses quatro candidatos a vereador pelo PSD, em Osasco, tiveram as seguintes votações: Ribamar Silva – 5.998 votos; Laércio Mendonça – 2.030; Ricardo Silva – 1.814 e Dinei Simão – 1.793.