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Rogério Lins anuncia para a próxima semana liberação da nova entrada da Castello Branco

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Foto: Divulgação/PMO

Depois de dois anos e investimentos de R$ 280 milhões, nova entrada da Castello a Osasco deve ser liberada nos próximos dias

O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), divulgou no início desta semana em suas redes sociais que o tráfego de veículos na nova ponte que dá acesso à cidade, para quem vem da rodovia Castello Branco, acontecerá na quarta-feira da próxima semana, dia 15 de maio.
A obra, desenvolvida pela concessionária da rodovia, CCR ViaOeste, já se apresenta encerrada para quem utiliza as vias próximas, com acessos, defensas, asfalto e até pintura das faixas das pistas finalizadas. Também já não se veem mais operários nem maquinários que nos últimos dois anos por ali estiveram.
Implantada no km 15+800 da rodovia Castello Branco, no sentido Interior, a ponte será a nova alternativa de acesso direto para a avenida Fuad Auada, na direção do Centro de Osasco, a partir da via Marginal Oeste da SP-280.

‘NOVA MARIA CAMPOS’

Atualmente, os motoristas que chegam a Osasco pelas duas marginais paulistanas (Pinheiros e Tietê), assim que entram na rodovia Castello Branco têm apenas uma opção de acesso à cidade, com uma entrada pela esquerda, na altura do km 15 da rodovia. Desde o início do projeto já era anunciado que o novo acesso, com alça para a nova ponte logo mais adiante, no km 15+800, não causará o fechamento dessa saída pela esquerda. Em seu vídeo na rede social, o prefeito Lins lembrou disso: “Aquela entrada à esquerda na Castello vai continuar funcionando, preferencialmente aos moradores da zona Norte e aquela região do Km 18 e Quitaúna”.
Com as duas alças de acesso funcionando, o tráfego de veículos chegará inicialmente à avenida Fuad Auada, subirá pelo viaduto Dona Ignês Collino, desembocando assim na avenida Maria Campos, já na região central de Osasco.
Ali, para ajudar no escoamento dos veículos, a Prefeitura promoveu e vem promovendo mudanças para culminar no que o prefeito chama de “nova Maria Campos”. Inicialmente, num período de 25 dias entre 17 de setembro e 12 de outubro do ano passado, sob supervisão da Secretaria de Obras, foi trocado todo o pavimento da avenida, remodelando-se também o seu nivelamento, além de repintura da sinalização, troca de guias e sarjetas e remodelação da calçada em quase toda a extensão de 750 metros da via.
Mais recentemente, no dia 5 de abril, o prefeito Lins também divulgou pelas redes sociais que outra modificação estrutural iria acontecer na Maria Campos. Segundo ele, uma nova ponte sobre o córrego está sendo construída na saída rua Cônego Afonso, que servirá como acesso à Maria Campos, eliminando-se o acesso feito hoje para quem vem das vias centrais pela rua Cipriano Tavares. O prefeito argumenta que a eliminação daquele primeiro cruzamento da via permitirá a retirada de alguns semáforos em toda a sua extensão, facilitando o fluxo de veículos para quem vem justamente do viaduto Ignês Collino e da Castello Branco.
Quando fez o anúncio dessa nova obra, Rogério Lins disse que ela demoraria 60 dias, sendo executada prioritariamente à noite, para não atrapalhar o trânsito. Portanto, desde o anúncio até esta data transcorreram 35 dias e, com a liberação do viário da Castello no dia 15/5 a nova ponte sobre o córrego não deverá estar pronta.

Uma nova ponte está sendo construída sobre o córrego Bussocaba, para o futuro acesso à Maria Campos, agora pela rua Cônego Afonso – Foto: Rogério Lins/Facebook

FORMALIZAÇÃO?

No dia 9 de abril, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) esteve em Osasco para fazer uma vistoria à obra que já estava quase pronta. Cercado de assessores, autoridades municipais, o próprio prefeito Rogério Lins e dirigentes da CCR ViaOeste e da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Tarcísio falou da importância da obra para a cidade e região. “Esse grande complexo viário, sem dúvida alguma vai melhorar e muito a fluidez do trânsito em Osasco e na região Oeste. É uma obra sonhada há mais de 20 anos que vai transformar a mobilidade como um todo”, dizia o governador.
Com o anúncio da liberação na próxima semana, não há nenhuma informação oficial – ainda – sobre se Tarcísio de Freitas estará presente para uma cerimônia oficial de inauguração.
Além disso, também a CCR ViaOeste não divulgou oficialmente a liberação do novo complexo, apesar do anúncio feito pelo prefeito Rogério Lins. Questionada pela reportagem deste Página Zero, a assessoria de Imprensa do Grupo CCR Rodovias limitou-se a dizer, de forma vaga: “A CCR ViaOeste informa que, de forma concomitante com a Prefeitura, está avançando com os trâmites finais das obras, com liberação ao trânsito prevista dentro dos próximos 10 dias”. Tal resposta foi enviada à Redação do Página Zero no último dia 8 de maio.

Passando do prazo

Com execução por parte da CCR ViaOeste e supervisão da Artesp, do governo do Estado, o lançamento da obra ocorreu em abril de 2022 com a expectativa de investimentos em torno de R$ 232,7 milhões. Segundo a concessionária, esse valor teria chegado a R$ 281.420.058,00.
O prazo contratual para sua conclusão também já foi alterado: naquela época, previa que ela fosse terminada em 23 meses, o que se daria no último mês de março de 2024. Se ela for entregue ao tráfego no próximo dia 15 de maio, o atraso terá sido de quase dois meses.