Início Política Regional Calendário regula últimas orientações antes do segundo turno das eleições

Calendário regula últimas orientações antes do segundo turno das eleições

395
0

As cidades brasileiras que irão decidir seus pleitos em segundo turno receberão os eleitores no domingo da próxima semana, dia 27 de outubro. De acordo com números divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão 51 municípios (sendo 15 capitais de estado) onde ocorrerá a disputa final pelos cargos de prefeito.
O Calendário elaborado pela Justiça Eleitoral, assim como procedeu também durante o primeiro turno, determina uma série de ações aos próprios eleitores, candidatos e partidos envolvidos na disputa nesta última semana que antecede a votação. Pelo documento, por exemplo, a terça-feira, dia 22/10, marca o período a partir do qual nenhuma eleitora ou eleitor poderá ser presa (o) ou detida (o), salvo em flagrante delito. Essa proibição de prisão ou detenção segue até o dia 29 de outubro, dois dias depois da eleição.
Outra determinação do Calendário aponta que a quinta-feira, dia 24/10, será o último dia para a realização de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão se encerra um dia depois, na sexta-feira, dia 25 de outubro.