Início Política Regional PL de Camila Amorim propõe ‘botão do pânico’ para mulheres vítimas de...

PL de Camila Amorim propõe ‘botão do pânico’ para mulheres vítimas de violência doméstica em Jandira

344
0
Parlamentar pretende autorizar a criação de aplicativo para uso em dispositivo móvel, destinado às mulheres amparadas por medidas protetivas - Foto: Divulgação/CMJ

Durante a sessão da Câmara Municipal de Jandira de terça-feira, 25 de março, a vereadora Camila Amorim da Silva (PRD) apresentou e viu aprovado seu Projeto de Lei (PL) nº 26/25, pelo qual tenta fazer com que a cidade implemente e distribua o dispositivo de segurança conhecido como “botão do pânico”, para mulheres vítimas de violência doméstica com medida protetiva no município. O “botão do pânico” é um dispositivo eletrônico ou aplicativo de segurança preventiva com localização pelo Sistema de Posicionamento Global (GPS), capaz de transmitir informações para uma central de operações na área de segurança pública, possibilitando a determinação do local exato da vítima.
“Uma vez acionado o aplicativo, a força de segurança da GCM patrulha Maria da Penha mais próxima da mulher será imediatamente informada e receberá a localização precisa da vítima para chegar rapidamente no local, impedindo a agressão”, esclareceu a parlamentar.
Por fim, o texto estabelece que o Poder Executivo fica autorizado a firmar convênio com o Poder Judiciário para a viabilização da iniciativa, em especial quanto à informação sobre as mulheres que estejam sob medida protetiva. Após passagem pela Câmara, a propositura foi remetida para sanção ou veto do prefeito Henri Hajime Sato, o Dr. Sato (PSD).