
O plenário da Câmara Municipal de Osasco aprovou durante a sessão legislativa de terça-feira, 2/9, o Projeto de Lei (PL) nº 136/2025 que declara “Cidades-Irmãs” os municípios de Osasco (SP) e Cedro (CE). A iniciativa é fruto de reivindicação dos vereadores Lúcia da Saúde (Podemos) e Josias da Juco (PSD) e foi criado e encaminhado à Câmara pelo prefeito de Osasco, Gerson Pessoa (Podemos) como forma de reconhecer a importância dos laços históricos, culturais e sociais entre moradores das duas cidades. “Esses laços se manifestam em diversas expressões culturais e comunitárias, como festas típicas, associações de conterrâneos, atividades culturais e manifestações populares que enriquecem o tecido social de Osasco”, justificou o prefeito Gerson Pessoa, no texto.
O projeto foi ainda motivado pelo fato de que parcela significativa da população osasquense é composta por migrantes e descendentes do interior cearense, especialmente da região do Cariri e do Centro-Sul, onde Cedro está localizada. A vereadora Lúcia da Saúde é natural de Cedro e mantém vínculos com a comunidade cedrense.
O Pl já havia sido aprovado em primeira discussão na sessão de quinta-feira da semana passada, dia 28/8; e foi novamente votado – agora em segunda discussão – na sessão de 2 de setembro. Com a aprovação dos vereadores, vai às mãos do prefeito para sua sanção e transformação em lei. A partir daí, Osasco e Cedro vão poder realizar ações de cooperação, troca de conhecimentos, tecnologia e instituição de convênios nas áreas de cultura, educação, práticas administrativas, desenvolvimento econômico, social e tecnológico.








































