
O atual secretário de Finanças da Prefeitura de Osasco, Pedro Sotero, reuniu na quarta-feira, da semana passada, dia 12/11, diversas personalidades, autoridades e parte da imprensa regional para anunciar que está se preparando para lançar-se candidato a deputado federal nas eleições do próximo ano. Para tanto, estaria reunindo um grupo de lideranças de diversas siglas partidárias na cidade, empenhado no sucesso dessa nova empreitada.
Parte desse empenho já pôde ser notado pelas presenças ao encontro, já que lá estiveram o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa (Podemos); o ex-prefeito e ex-deputado federal Francisco Rossi (PL); além dos vereadores de Osasco Elsa Oliveira, Carmônio Bastos, Délbio Teruel, Pedrinho Cantagessi, Rodolfo Cara, Batista Comunidade e Fábio Chirinhan; o vereador de Barueri, Rafael Carvalho; e a esposa de Pedro Sotero, Juliana Lourenço, além de outras lideranças políticas e apoiadores. A esse time também estaria relacionado o ex-prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), atual secretário municipal de Esportes de São Paulo e a quem também já é atribuída uma pré-candidatura a deputado estadual em 2026.
Sobre essa soma de lideranças, Pedro Sotero salientou: “Não discutimos política partidária nem interesses pessoais. É um grupo comprometido com a população”.
Pedro Sotero é advogado, mestre em Direito Constitucional e possui MBA em Direito e Economia pela FGV. Na gestão pública, acumula atuação nas áreas de habitação, cultura, planejamento urbano e finanças. Em Osasco, entre 2016 e 2020, comandou a Secretaria de Finanças, e, de 2021 a 2024, liderou a Secretaria de Habitação. Em 2025, voltou à Secretaria de Finanças, com foco no desenvolvimento econômico.
Sobre sua pré-candidatura, ele destacou que a trajetória no serviço público o preparou para esse novo desafio. “Esse momento chegou a partir do trabalho que pude fazer como secretário de Habitação e de Finanças. A gente vem trabalhando há muitos anos com o propósito de transformar a vida das pessoas. Essa é a minha vocação”, e aproveitou para completar com a análise atual da economia nacional, certamente a área onde deverá concentrar esforços, caso seja eleito: “Com a reforma tributária, o poder se concentra em Brasília, com a transferência para a União do controle da arrecadação dos municípios. Ter no Congresso pessoas comprometidas com a cidade é o que vai garantir a manutenção do crescimento e potencializar avanços diante dessa nova realidade”, finalizou.
Predo Sotero é filiado ao União Brasil.






































