Viradouro enaltece a própria bateria e vence carnaval do Rio de Janeiro pela quarta vez
Conhecida apenas por Viradouro ou Unidos do Viradouro, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Viradouro, da cidade de Niterói, faturou nesta semana seu quarto título do carnaval no Rio de Janeiro.
Pelo segundo ano seguido, os desfiles no sambódromo da Marquês de Sapucaí, organizados pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), aconteceram em três noites: no domingo, segunda e terça-feira, dias 15, 16 e 17 de fevereiro, com quatro escolas desfilando em cada uma das noites, num total de 12 agremiações.
A Viradouro foi a terceira escola a entrar na avenida no segundo dia dos desfiles, na segunda-feira, 16/2, e, como tema principal, homenageou o comandante de sua própria bateria, Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça, com 69 anos de idade. Com o enredo “Pra cima, Ciça”, o desfile narrou sua trajetória desde as origens no Estácio de Sá até sua consagração como comandante da bateria Furacão Vermelho e Branco. A apresentação celebrou sua genialidade rítmica e também exaltou os 80 anos da escola.
NOTA MÁXIMA
A apuração dos resultados do carnaval do Rio de Janeiro aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 18/2,na Cidade do Samba. Desde o início da contagem das notas atribuídas pelos jurados, a Viradouro já aparecia na frente das demais e dali não saiu em nenhum momento durante toda a apuração. No final, a escola acabou somando nota 10 em todos os quesitos, chegando à contagem máxima de 270,0 pontos, conquistando assim o seu 4º título. Os outros 3 haviam sido conquistados em: 1997, 2020 e 2024. Na 2ª posição, com um décimo de ponto a menos, ficou a Beija-Flor de Nilópolis, com 269,9 pontos (ver quadro com classificação geral), que foi justamente a campeã do ano passado.
A Liesa programou para este sábado, 21 de fevereiro, o desfile das escolas de samba campeãs do carnaval carioca.
As seis mais bem colocadas na apuração do Grupo Especial voltam à Sapucaí e a ordem do desfile será inversa à colocação na apuração: a campeã, Viradouro, será a última a desfilar, enquanto a Mangueira, sexta colocada, abre o desfile programado para começar às 22 horas; e seguida por Beija-Flor, Vila Isabel, Salgueiro e Imperatriz Leopoldinense.
SOBE E DESCE
No Rio de Janeiro, o regulamento da Liesa determina que, do Grupo Especial, apenas a última colocada é rebaixada para a Série Ouro, uma espécie de “Segunda Divisão” do carnaval carioca.
Assim, ao somar 264,6 pontos, a Acadêmicos de Niterói, que provocou enorme polêmica ao homenagear em seu enredo o presidente Lula, desfilará no bloco inferior em 2027.
A escola que subirá em seu lugar será a campeã da Série Ouro, porém a apuração dos votos para conhecê-la acontecia na tarde de quinta-feira, dia 19 de fevereiro, quando esta edição era fechada e o resultado não pôde ser registrado.






































