
Na quinta-feira da semana passada, dia 18/6, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (Seds) promoveu em Osasco, o Primeiro Encontro SuperAção SP na Área com agentes e representantes da gestão municipal. O evento contou com a presença da secretária estadual de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém; do prefeito Gerson Pessoa (Podemos); do secretário municipal de Assistência Social, José Carlos Vido; e de outras autoridades locais.
A iniciativa – segundo a Seds estadual – marca mais uma etapa do fortalecimento do SuperAção SP no Estado. Em Osasco, o programa já atua com 20 agentes e dois supervisores e tem capacidade para expandir sua equipe para 36 agentes, alcançando cerca de 3,3 mil famílias em situação de vulnerabilidade social até o final de 2027. Durante o evento, também foram apresentados os avanços do programa, que tem como objetivo promover a autonomia das famílias por meio de um atendimento individualizado, articulando o acesso a políticas públicas, qualificação profissional, geração de renda e inclusão social.
“O SuperAção SP representa uma mudança histórica na política social. O foco é garantir autonomia, qualificação e geração de renda para que milhares de famílias mais vulneráveis se tornem protagonistas das próprias trajetórias”, afirmou a secretária Andrezza.
“Essa parceria é resultado desse esforço de nossa administração de estreitar as relações com os governos estadual e federal e vai nos ajudar a continuar nossas políticas voltadas à melhoria na qualidade de vida dos nossos munícipes. Em nossa cidade já estão sendo atendidas 138 famílias e somos muito gratos por Osasco ter sido inserido nesse programa”, disse o prefeito Gerson Pessoa.
Segundo o governo paulista, a atuação do programa é desenvolvida em parceria com o município: na primeira onda do programa foram repassados a 48 municípios R$ 110 milhões definidos com base em critérios técnicos, como concentração de pobreza, número de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e capacidade instalada da rede socioassistencial. Para 2026, o valor disponível é de R$ 55,2 milhões. Em Osasco, o cofinanciamento estadual é de R$ 4,9 milhões para o fortalecimento da rede socioassistencial local, sendo R$ 3,1 milhões referentes ao ano de 2025 e R$ 1,8 milhão em 2026.







































