Início Cidades Dia da Mulher Negra será celebrado com palestras e ações culturais em...

Dia da Mulher Negra será celebrado com palestras e ações culturais em Carapicuíba

450
0

A sessão carapicuibana do Movimento Negro Unificado (MNU) contará com o apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) da cidade e o grupo de mulheres negras da própria entidade para realizar, na segunda-feira, dia 25, um grande movimento político e cultural em alusão às mulheres negras. O dia 25 de julho é destinado justamente à celebração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e; no âmbito nacional, reservado a Tereza de Benguela, líder quilombola que resistiu à escravidão durante duas décadas no século XVIII, lutando pela comunidade negra e indígena que vivia sob sua liderança.
A situação da mulher negra na sociedade, especialmente na brasileira, é avaliada pela arte-educadora Márcia Silva: “Ser mulher no Brasil sempre foi um desafio, pois a nós sempre foi imposto, desde a vida intrauterina, um destino, limites, formas e regras que estão sendo paulatinamente quebradas em prol da diminuição das desigualdades. E esse cenário é ainda mais desafiador quando somos mulheres negras”, diz.
Para debater toda essa condição, o evento aberto ao público será realizado a partir das 18h30 na Câmara Municipal de Carapicuíba, reunindo mulheres negras e convidados das cidades de Carapicuíba, Osasco, Barueri, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e região. Na mesma data, em diversas cidades brasileiras, estará ocorrendo também a Marcha das Mulheres Negras.
Além de diversas palestras será também homenageada a líder congaleira e Mestre da Congada de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, Divina Daniel das Dores a “Tia Divina”, com os seus 83 anos de idade. A apresentação ficará por conta da jornalista Maria Adélia Santos.
Haverá também intervenções culturais com as Rendeiras da Aldeia, apresentações da Congada de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, interação com as crianças com a poeta-brincante e escritora Mônica Sena e intervenções poéticas com os poetas Mooslin, João Antunes e Juraci Silva.
A Câmara Municipal de Carapicuíba fica na rua Virginio Pasini, 63, Centro.