Início Geral PZ Cidades da região se mobilizam pela Campanha de Multivacinação e também contra...

Cidades da região se mobilizam pela Campanha de Multivacinação e também contra a Poliomielite

1137
0
Foto: Marcelo Deck

Campanha Nacional de Multivacinação pretende atualizar cadernetas e imunizar contra a Poliomielite

O Ministério da Saúde programou para a próxima segunda-feira, dia 8 de agosto, o início de sua Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e também uma Campanha de Multivacinação para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes.
O público alvo são crianças e aadolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) para atualização da situação vacinal (ou seja, não vacinados ou que estejam com esquemas incompletos) e também crianças de 1 ano até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) com a vacina oral contra a poliomielite. Bebês de até 11 meses e 29 dias deverão ser vacinados com a Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP), conforme esquema vacinal do Calendário Estadual de Vacinação.
No dia da vacinação, os pais ou responsáveis precisam apresentar um documento com foto, o documento da criança e/ou adolescente, a caderneta de vacinação e um comprovante de endereço.
A campanha, segundo calendário do Ministério da Saúde, deve se prolongar por um mês, até o dia 9 de setembro.
Na região Oeste, pelo menos duas cidades se manifestaram nesta semana sobre a adesão à campanha: em Osasco, Secretaria de Saúde informou que a vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em seus respectivos horários de atendimento. Não é preciso agendar. Os endereços e horários de funcionamento das UBSs e CAIs podem ser conferidos pelo site www.saude.osasco.sp.gov.br.
Em Barueri, também a ação ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento de cada unidade. A relação de unidades de saúde e horários pode ser conferida pelo site https://portal.barueri.sp.gov.br/cidadao/saude/rede-municipal-saude .
As demais cidades da região não se manifestaram com o envio de material para a imprensa, porém devem seguir o mesmo procedimento com vacinação em suas unidades de saúde.

DIA D

O calendário do Ministério da Saúde prevê para o terceiro sábado do mês de agosto, dia 20, a realização do “Dia D” de vacinação, quando todos os postos de atendimento intensificam a vacinação em horários prolongados ou mesmo em expedientes que não estariam previstos para o dia.
Em Osasco, as UBSs funcionarão das 9 às 16 horas para vacinar todo o público-alvo da campanha de multivacinação e contra a poliomielite e também o público da 4ª dose contra a Covid-19: pessoas com 5 anos ou mais, profissionais de saúde e com alto grau de imunossupressão, respeitando o intervalo mínimo de quatro meses após ter recebido a terceira dose.

Crianças e adolescentes fazem parte do público-alvo das campanhas – Foto: Ricardo Santos/Secom/PMB