‘Mulher em Ação’ é destaque na programação do Agosto Lilás em Barueri
A Secretaria da Mulher da Prefeitura de Barueri aderiu à Campanha Agosto Lilás, cor que representa a luta pela igualdade de gênero e tem o objetivo de incentivar o combate à violência contra a mulher.
Para tanto, desde a última quarta-feira, 3, até o dia 31 de agosto, diversas ações foram programadas, como rodas de conversas e palestras. Os temas abordados serão sobre políticas públicas no combate à violência, masculinidade positiva, atendimento às vítimas indiretas do feminicídio, relacionamentos abusivos, Lei Maria da Penha, entre outros (ver quadro com programação).
“O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES”
Também neste mês de agosto, a Lei Maria da Penha completa 16 anos. A Lei federal nº 11.340, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, foi sancionada em 7 de agosto de 2006 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Parte integrante do Agosto Lilás, o encontro chamado “Mulher Barueri em Ação”, programado para a quarta-feira, dia 10, deve centralizar boa parte das ações previstas pela Secretaria da Mulher e também pelo Conselho Municipal da Mulher.
O tema de abertura será sobre “O papel das instituições na garantia dos direitos da mulher em situação de violência doméstica e familiar” e contará com as presenças da jornalista da rede Globo de Televisão, Mariana Kotscho; da juíza de direito Tereza Cabral; da delegada de Defesa da Mulher, Priscila Camargo; da advogada Cláudia Luna e da psicóloga Mafoane Odara.
A cerimônia acontecerá no dia 10 de agosto, às 8h30, no Centro Eventos, localizado na avenida Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto (ao lado da Secretaria da Mulher).