Início Cultura Exposição de fotos mostra em Santana de Parnaíba a relação dos jovens...

Exposição de fotos mostra em Santana de Parnaíba a relação dos jovens com o Samba de Bumbo

521
0
Exposição tem acesso gratuito até o dia 25 de agosto

A fim de difundir diversas manifestações artísticas e socioculturais, o projeto Cai Neve em Parnaíba está sendo realizado pela segunda vez na cidade de Santana de Parnaíba, desde fevereiro de 2022, depois de já ter sido realizado também em 2019.
Incentivado pela Lei de Fomento do Estado de São Paulo (Proac), o projeto é desenvolvido pelo coletivo Samba do Pé Vermêio, que apresenta composições de músicas e quadrinhas do samba rural paulista, poesias e aprendizado de processos de cultura imaterial e sua proteção. Ao longo deste ano o grupo realizou oficinas, saraus e um festival de quadrinhas on-line com o intuito de celebrar a cultura popular e também a reflexão da semana de arte moderna.
O projeto irá se encerar com um evento de rua, oferecendo gratuitamente à população atrações musicais do segmento de cultura popular, musicais e teatrais, que será no dia 20 de agosto à partir das 14 horas, no Largo da Matriz, Centro Histórico de Santana de Parnaíba.
Antes disso, no entanto, o projeto ainda organizará outras atividades, como nesta sexta-feira, 5 de agosto, às 19 horas, com a inaugurada da exposição “Esse Samba Não É Meu”. No trabalho, o grupo trará através de fotos e instalações aspectos de sua história e do próprio samba. O recorte escolhido procura demonstrar como se dá a relação dos jovens com o Samba de Bumbo, as dificuldades e desafios encontrados nesse processo e como as manifestações populares enfrentam, até os dias de hoje, o preconceito e a repressão.
A exposição vai até o dia 25 de agosto, com entrada gratuita e aberta ao público no Centro de Memória e Integração Cultural (Cemic), que fica no Largo da Matriz, 49, Santana de Parnaíba.
Durante todo este mês de agosto ainda acontecerá o lançamento do e-book ilustrado do Festival de Quadrinhas. Toda a programação pode ser acessada através das redes sociais do grupo: @sambapevermeio.