O Rotary Club de Barueri Alphaville (RCBA) anunciou nesta semana que abriu vagas para mais um Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary Internacional que, em convênio com diversos países, visa transformar pessoas de 14 a 17 anos em embaixadores da entidade.
O programa permite a escolha entre duas opções de intercâmbio: longa duração, pelo período de um ano; e curta duração, que contempla de quatro a doze semanas de estadia em outro país, sendo os principais: Canadá, Estados Unidos e México. Além dos demais das Américas, Europa, países nórdicos e asiáticos, destacando Espanha, França, Turquia, Suécia, Finlândia, Japão, Tailândia, Indonésia, China, Taiwan e Austrália. No país de destino, o intercambista ficará hospedado em casas de famílias anfitriãs, selecionadas de acordo com indicações voluntárias.
De acordo com Marcelo Lins, presidente do RCBA, os candidatos interessados deverão estar cursando o Ensino Médio, fazer parte da faixa etária indicada, sem necessitar ser filho (a) de um membro do Rotary Club. “Vivenciar um intercâmbio é algo magnífico, que agregará experiências para a vida profissional e pessoal desses jovens. Uma oportunidade única para realizar sonhos e conquistar grandes objetivos. Tenho certeza que, neste ano, teremos muitos interessados”, afirma.
Para participar, os candidatos devem baixar a lista dos documentos no site https://www.rotary4563.org.br/intercambio ou falar diretamente com o Oficial de Intercâmbio do RCBA, José Rubens Salles por meio do telefone (11) 9 9912-3891. Depois disso, será necessário preencher o formulário de inscrição e assinar o contrato do programa.
As inscrições vão até 20 de outubro deste ano e possibilitarão que jovens embarquem em 2023. As provas ocorrerão no dia 26 de novembro de 2022, contando com uma entrevista com o candidato e seus pais ou responsáveis. O processo classificatório dará direito ao candidato de escolher onde fará seu intercâmbio, optando por um dos três países indicados no momento de inscrição, obedecendo o número de pontos conquistados nas provas.
Marcelo Lins ressalta que o programa tem caráter cultural e não turístico. Neste aspecto, o intercambista cursará obrigatoriamente um colégio no grau em que está no Brasil.
Para saber dos valores que deverão ser pagos, deve-se também entrar em contato com o Rotary Club de Barueri Alphaville.