Depois de aproximadamente um ano de reorganização dos processos de trabalho de sua Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barueri vem identificando resultados positivos no sistema de atendimento de consultas na rede municipal. Material nesse sentido foi divulgado nesta semana apontando que houve redução na espera pelo atendimento e também nos níveis de absenteísmo (falta ou não cumprimento do compromisso agendado).
No primeiro caso, a diminuição de tempo médio no agendamento das consultas caiu de três meses para 30 dias. Já no absenteísmo para as agendas de clínica médica, as ausências passaram de 36,01% para 23% nas medições de janeiro a julho deste ano.
“Hoje, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dispõem de profissionais enfermeiros e médicos para acolhimento em demanda espontânea, sendo o atendimento prioritário, realizado mediante a necessidade apresentada pelo paciente”, explicou a coordenadora da Cabs, Fernanda Lucas Medeiros.
OUTRAS ÁREAS
As medidas de gestão implicaram nas mudanças no acompanhamento e inserção de novas linhas de cuidados aos pacientes, ações de educação permanente na rede, solicitação de credenciamento ao Previne Brasil (canal federal de financiamento para a APS – Atenção Primária à Saúde) e padronização de agendas. Assim, a partir de um diagnóstico situacional da rede de saúde e medidas como a readequação na oferta e demanda dos atendimentos e nos fluxos administrativos, a gestão da saúde sinaliza ter ganho mais agilidade nos trabalhos, sem perder a qualidade.
Todo o processo de reordenamento dos processos foi iniciado pelas áreas de ginecologia, pediatria e clínica médica. Agora, a gestão da Cabs concentra-se em adotar os mesmos procedimentos para as especialidades de nutrição, psicologia, psiquiatria e odontologia.