Com programação artística e cultural diversificada, Praça das Artes prevê público de 300 mil pessoas ao ano
Tratada pelo próprio prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), como uma das maiores obras de todos os seus mandatos à frene do Executivo Municipal, será inaugurado neste sábado, 22, a aguardada Praça das Artes, complexo cultural com mais de 20 mil metros quadrados localizado às margens da rodovia Castello Branco e dedicado à música, dança, teatro, artes visuais, circo e outras
atividades artísticas.
Com projeto assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake (falecido em 2021), o espaço servirá para estimular a experiência, a formação e a produção artística e fazer da população protagonista da cultura. “O projeto tem potencial para revolucionar a forma como se pensa arte e cultura no Brasil”, afirma Rubens Furlan, que completa: “Garantir a democratização e o acesso aos bens culturais para a população de Barueri é o grande intuito desse investimento feito pela Prefeitura, que tem planos ambiciosos para o projeto. Com a Praça das Artes, aqui, sem sombra de dúvidas, será o centro das artes da região Oeste da Grande São Paulo. É daqui que sairão os grandes artistas da nossa região”, reforça.
ESTRUTURA
A arquitetura contemporânea e colorida do projeto de Ohtake deve proporcionar à população da região espaços agradáveis e de boa convivência. A edificação se divide entre a Praça das Artes, Teatro e a Secretaria da Cultura, que também ocupará o espaço.
O teatro, com capacidade para 952 pessoas, contempla palco para ensaios e apresentações, fosso para orquestra com até 80 músicos, cenário, backstage, foyer térreo e superior – além do conservatório municipal e das salas para ensaio. A estrutura está dotada com iluminação e acústica de última geração, preparada para receber grandes espetáculos e aumentar a capacidade de atendimento para, aproximadamente, 10 mil alunos.
A programação do local será distribuída em cinco andares e se organizará em torno de um grande átrio central que integra visualmente três níveis. Os espaços vão abrigar oficinas de artes visuais e plásticas, salas de aulas para artes visuais, de teatro, música e dança, auditório para até 130 pessoas, espaço para leitura, um bar e restaurante.
Oferecendo programação diversificada, a expectativa é que a capacidade de público no local seja de mais de 300 mil pessoas por ano.
SHOWS DE INAUGURAÇÃO
Para marcar a abertura do espaço, neste sábado, 22/10, a Praça das Artes vai receber o espetáculo “Cinema in Concert”, concerto que une a tecnologia da projeção a grandes clássicos do cinema mundial, com regência do maestro João Carlos Martins. Ele estará acompanhado pela Bachiana Filarmônica Sesi-SP e os solistas Karen Stephanie e César Camargo, conduzindo a plateia através das emoções de trilhas já clássicas, como My Own True Love, de Max Steiner para E o Vento Levou; Smile, composta por Charlie Chaplin originalmente em 1936 para seu filme Tempos Modernos; The Godfather Theme, música de Nino Rota consagrada em O Poderoso Chefão; Love Theme de John Williams em Cinema Paradiso; Summer Nights, escrita por Jim Jacobs e Warren Caseye eternizada por John Travolta e Olivia Newton John em Grease; o tango inesquecível de Carlos Gardel Por Una Cabeza, tema de Perfume de Mulher; sem esquecer de Tico-Tico no Fubá, parte da trilha do filme homônimo dirigido por Adolfo Celi para a Companhia Cinematográfica Vera Cruz; e um medley de composição de John Williams para o cinema, com Tubarão, E.T. e Indiana Jones.
Esse evento, como toda a cerimônia de inauguração, será fechado e reservado apenas a convidados.
No domingo, dia 23, o público poderá se divertir com o musical “Barnum – O Rei do Show”. O espetáculo é uma adaptação da obra de Mark Bramble para a Broadway que estreou nos anos 1980 e conta a história de Phineas Taylor Barnum (ou P. T. Barnum, como ficou conhecido), um empresário do setor de entretenimento do Século 19 que criou, de certa forma, o circo tal como chegou aos nossos dias. O musical ganhou também uma versão para o cinema em 2017, com Hugh Jackman no papel principal, e já recebeu diversos prêmios Tony, o Oscar do teatro.
“Este é só o começo. Com estrutura, tecnologia, acessibilidade e conforto queremos ampliar a oferta de espaços adequados na cidade para a formação artística das nossas crianças, jovens e adultos, nas áreas de música, teatro, dança e artes plásticas, que agora será neste novo complexo cultural”, diz o secretário de Cultura e Turismo de Barueri, Jean Gaspar.
A apresentação no domingo, 23, acontece às 16 horas e às 19h30, com entrada franca, e se repete na segunda-feira, 24, às 15 horas. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente no site bilheteriaexpress.com
ou duas horas antes na bilheteria do Teatro Barueri na Praça das Artes.
Na próxima sexta-feira, dia 28/10, as cantoras Zizi e Luiza Possi serão as principais protagonistas do show na Praça das Artes. Uma apresentação com humor, amor, emoção e muita cumplicidade entre mãe e filha promete um repertório variado com sucessos e canções inéditas, além das já conhecidas de autores como Ivan Lins, Gonzaguinha, Milton Nascimento e Gilberto Gil. Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos no site ww.bilheteriaexpress.com.br, ou retirados duas horas antes na bilheteria do teatro.
A Praça das Artes fica na rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, Jardim dos Camargos, em Barueri.
A Praça das Artes em números
– Área construída: 22 mil m2
– 1 teatro para 952 pessoas e com capacidade para uma Orquestra de 80
músicos
– 1 palco aberto
– 1 auditório para 130 pessoas
– Espaços Multiculturais espalhados pelos andares
– Espaço de Convivência
– 12 salas de aula para música
– 12 salas de aula para oficinas de artes visuais e plásticas
– Local aberto para oficinas de cenários, figurinos e artesanato
– 5 salas de aula de dança
– 3 salas de aula de teatro
– 1 sala multimídia
– 1 espaço de leitura
– 6 salas para meetings e palestras
– 283 vagas de estacionamento para carros e motos
– 42 vagas para bicicletas
– Local com acessibilidade.
Projeto arquitetônico: Ruy Ohtake
Endereço: Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, Jardim dos Camargos – Barueri.