Num ato promovido no Paço Municipal, e que contou com a presença da secretária nacional da Família, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Angela Gandra; o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos) assinou o convênio de adesão ao Programa Famílias Fortes, do governo federal. A cerimônia ocorreu na segunda-feira, dia 5/12, e contou ainda com a presença do deputado federal Enrico Misasi (MDB-SP), que destinou emenda para que o programa tivesse início no município, além de vereadores e outras autoridades municipais.
O Famílias Fortes é um programa gerenciado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e visa o bem-estar dos membros da família a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais. O método de fortalecimento familiar trabalha com sete encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos. Em cada um dos encontros, os pais ou responsáveis se reúnem em uma sala e os filhos de 10 a 14 anos em outra. Os pais são ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções fortes em relação aos filhos e a se comunicar de maneira eficaz.
Já os filhos aprendem habilidades para interação pessoal e social, como ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros.
Na etapa seguinte, pais e filhos se reúnem numa mesma sala onde praticam as habilidades que aprenderam, trabalhando a comunicação e resolução de conflitos. Também se envolvem em atividades para aumentar a coesão familiar e o envolvimento positivo dos filhos na família.
Em sua fala, Rogério Lins destacou algumas iniciativas que a cidade já tem voltadas à família, entre elas a Creche do Idoso e o Cartão Nosso Futuro, e apontou a importância do Programa Famílias Fortes para o cidadão osasquense: “O programa vai ao encontro do que a gente acredita. Muito mais do que ter um slogan de Cidade da Família, entendo que a gente precisa transformar ideias em políticas públicas que possam alcançar e proteger pessoas”.
Angela Gandra parabenizou Osasco por aderir ao programa e explicou de que forma ele deve impactar as pessoas. “A família bem orientada significa prevenção a uma série de coisas. O programa envolve a família com responsabilidade, trabalhando também metas e sonhos. O que mais o ser humano quer é ser amado, respeitado e educado. E nós vamos levar tudo isso ao cidadão osasquense, graças a essa parceria com o governo municipal”.
Segundo a Prefeitura, a equipe técnica de educadores e assistentes sociais da Secretaria de Assistência Social já iniciou o treinamento nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).